quarta-feira, março 30, 2011

Gente gira

A fotografia parece-me ser esta, retirada daqui

Depois de deixarmos a Itália, Nietzche deu um salto a Basileia a casa dos Overbeck, mas depressa se veio juntar a nós porque lhe parecia que que não podia contentar-se com a intervenção feita em seu favor por Rée em Roma; queria falar ele próprio directamente comigo, o que veio a fazer perto do Löwengarten de Lucerna. Na mesma altura Nietzche mandou fazer uma fotografia com os três, contra a opinião de Rée que toda a sua vida teve grande aversão a que lhe reproduzissem o rosto. Muito bem disposto, Nietzche não só continuava com a mesma ideia com que se ocupou pessoalmente e com muito interesse de todos os pormenores - por exemplo o carrinho pequeno (demasiado pequeno!), e, até o pretensioso pormenor do ramo lilás posto no chicote, etc. Nietzche voltou em seguida para Basileia e Paul Rée para Zurique connosco; daí voltou para casa, para a casa da família dos Rée, na Prússia ocidental, em Stibbe perto de Tütz enquanto a minha mãe e eu ficávamos algum tempo em Zurique em casa de uns amigos que tinham uma casa de campo muito agradável que eu já conhecia por lá ter ficado na viagem que fiz ao Sul.


Lou Andréas-Salomé
A Minha Vida
Livros do Brasil
1991

Sem comentários: