quinta-feira, setembro 08, 2011

Gente gira - 5

Héctor Abad Faciolince (1958 -)
Imagem daqui

Desmamar-me da minha casa foi um processo morosíssimo. Aos vinte e oito anos, quando mataram o meu pai, eu ainda recebia, de vez em quando, ajudas dele ou da minha mãe, mesmo estando a viver há cinco anos com a minha primeira mulher e sendo pai de uma filha que já começava a dar os primeiros passos. Quando, aos vinte e três, fui atrás da minha namorada italiana, a Bárbara, para estudar em Turim, escrevi uma carta de preocupação por depender economicamente dele. Ainda conservo a resposta, com data de 30 de Julho de 1982 (eu tinha ido para a Europa quinze dias antes) que diz assim: "A tua preocupação em relação à dependência económica prolongada, fez-me lembrar as aulas de Antropologia, nas quais aprendi que, quanto mais avançada é uma espécie animal, mais comprido é o seu período de infância e adolescência."


Héctor Abad Faciolince
Somos o Esquecimento que Seremos
QUETZAL - série américas
2009

1 comentário:

ana disse...

Tão interessante!
Beijinhos! :))