segunda-feira, novembro 24, 2008


Imagine-se uma mão. Não, duas. Duas mãos e uma toalha. Duas mãos que seguram uma toalha. Lavada. Acabada de passar a ferro. Toda lavanda.

Imagine-se duas mãos que seguram uma toalha com esmero: o cuidado do afecto e a ciência dos anos.

Imagine-se um alguidar. Cheio. De água quente. Um alguidar que fumega à direita de uma cadeira no centro de um quarto.

Imagine-se o quarto. Fumo, água evaporada e lavanda. E uma janela aberta. Fumo, água evaporada e lavanda, misturados em todo o espaço do quarto. E uma janela aberta. E uma luz que vai entrando com um frio, enquanto é dia.

Imagine-se a cadeira. Sem costas, nem apoios: um banco. No centro do quarto. Frente à janela.

Imagine-se então a pessoa sentada. Sem costas. Na penumbra: um vulto. Um contorno só. Dor. No centro do quarto. Frente à janela.

Voltemos às mãos. Duas mãos torcem a toalha quente. O cheirinho a lavanda suaviza o ar. Duas mãos passam-na no pescoço da pessoa sentada, devagar, na nuca da pessoa sentada, um calorzinho bom, nas costas da pessoa sentada, pressionando, nos braços da pessoa sentada, parando, no peito da pessoa sentada, com muito, muito, muito, cuidado, no ventre da pessoa sentada, pacientemente, nas pernas da pessoa sentada, nos pés da pessoa sentada, sempre. Sempre, até a pessoa sentada, a dor, adormecer, até o calor deixar o alguidar, até a luz deixar o quarto, até o frio obrigar a que se feche a janela. Duas mãos. Duas mãos para uma dor.

5 comentários:

Marta disse...

Duas mãos têm dois braços. Abraço FORTE, amiga!

Jinhos gandes.

p.s.- tem dias em que o tempo custa a passar, parece uma eternidade, a dor nunca mais acaba! A seguir chegam outros dias, aqueles em que a dor sai pela janela, é queimada pelo sol e sai um sorriso de dentro de nós. :))

miradouro das cruzes disse...

Basta imaginarmos!...
A escrita tem o dom de imaginarmos o cheiro das alvas toalhas perfumadas de alfazema. Imaginamos a pessoa na penumbra de uma janela, o calor da toalha quente. Ficamos a imaginar o resto do texto, acrescentamos mais uns tópicos e finalizamos com a nossa própria versão. Fiquei com a letra no pensamento de Lennon:
- Imagine there´s no heaven
It's easy if you try...

Maria de Lourdes Beja disse...

Que bonitas coisas nos anda a dizer ! Tão cheias, tão "gordas" como diz uma das minhas alunas...
Dava para conversas também "gordas", mas BRAGA,São Tiago e o resto estão cada dia mais longe... Bjs.

Joana disse...

Cold,

;)

Loo Rock,

Gosto muito dessa música :P e de imaginar que há céus... ;)

Querida Maria de Lourdes,

O longe não existe na amizade. :)))
Está sempre aqui (e eu a querer ir para aí... sempre, também!)

Jinhos a todas.

V. disse...

imaginei ternura. só.

:)

beijinho*