domingo, julho 22, 2007

"Saku, Saku!!!"



"Saku? My name is not Saku! My name is Kazuo!"
Risota geral, para o resto da nossa manhã de trabalho, para o resto do dia, da semana e das nossas vidas, da minha pelo menos - sempre que me recordo deste episódio. A S. tinha assimilado vagamente os sons que compunham o dissílabo do nome do nosso mais recente companheiro nipónico e, minutos depois nem hesita, desata logo a gritar-lhe campo fora que regresse, é hora do chá. "Ora, Saco-Caso... É tudo igual!" E eu pensava, assustadíssima, que a S. generalizava demasiado, ou seja, que os psicólogos são de facto malucos, porque nunca na vida Saco é igual a Caso, (quanto mais Saku a Kazuo!) por muitas Metáteses, Anástrofes e Hipérbatos que o nosso pensamento e a nossa memória diabolicamente tentem congeminar. Não obstante, a Assonância dissonante valeu umas boas gargalhadas. Até do próprio!

O Kazuo era um dos muitos jovens que, como nós, passava a Páscoa de 2004 em Taizé. Um dos que, como nós, integrara o grupo das manhãs na Oficina da Comunidade. Estou cansada: não me recordo por que razão escolhi trabalhar precisamente na Oficina. Pelas pessoas ou por mim? Possivelmente por causa das pessoas que comigo trabalhariam: o João, um miúdo muito especial, de uma sensibilidade / humanidade tocantes, que pessoalmente reverencio ainda hoje, e que por acaso se tornou amicíssimo da minha irmã T., a Ana, com quem aconteceu uma empatia imediata ainda na viagem de autocarro, para ela; licenciada em Artes Plásticas, seria uma opção mais ou menos previsível, e a outra meia dúzia de quem me fogem os nomes neste momento. Por mim - pelas pessoas. Definitivamente.

Assim se passavam as manhãs na Oficina: montar e desmontar estruturas para depois se montar tendas, reunir e arrumar parafusos, desarrumar armários, limpar prateleiras, varrer, pintar, colar, raspar, descolar - bem, tarefas que só ali são acompanhadas do mais largo dos sorrisos. É um lugar especial. Taizé.

Tem uma mística. Especial. Uma mística que tem a ver com as pessoas, certamente, mas que muito deve ao lugar e à vivência do tempo e das coisas, da vida em geral naquele espaço. Sem pressas, mas organizadamente, definidamente. Em oração, individualmente, em comunhão, mas também em comunidade, em grupo, em partilha. Em silêncio, mas também em coro(s), vivamente, participadamente. Perfeito. Como se aquela fosse uma bolha do mundo, o modelo a guardar no coração, a fórmula a importar para casa.

As pessoas eram muitas em Taizé. Os Irmãos, os Voluntários, os Responsáveis dos grupos e os muitos grupos de jovens que deles fazem parte. O Irmão responsável pela Oficina raramente passava por lá de manhã, quando lá estávamos, e quando o fazia falava sempre com o Voluntário responsável, nunca connosco. O Voluntário responsável era argentino, já lá estava à quatro meses, pelo que já lhe tinha sido informada a necessidade de partir para outro local, do género ou não - ele decidiria - e era de uma paciência inesgotável connosco. Mais, sempre simpático, bem-disposto e generoso, era um prazer trabalhar com ele. Quando percebeu que o nosso grupo era composto quase na totalidade por Portugueses, nós e o Kazuo, ficou ainda mais feliz: podia falhar castelhano! E falou, com a generalidade das pessoas. Comigo, achou que tinha que falar em Inglês, porque tengo que praticar el inglés, e porque meteu-se-lhe na cabeça que eu era professora de Inglês. "Não, sou professora de Português, mas pode ser: falo Inglês."

A língua molda as relações entre as pessoas. (Por isso é que dou tanta importância às palavras.)Sempre achei que ele tinha comigo uma relação muito mais formal do que com os meus colegas. Mais formal, cordial, mas paradoxalmente, mais profunda - pelos menos foi assim que a senti e a sinto ainda hoje quando, à força de me tentar lembrar do nome próprio que constituía o radical do sufixo -el, revejo perfeitamente o rosto, o riso fácil, o andar dinâmico na Oficina, a curvatura do corpo ajoelhado no chão e a postura, radicalmente transfigurada, no recinto da Oração.

Hoje foi oficialmente o meu Primeiro Dia de de Férias. Aquele que comecei a planear em Munique nas horas que estive à espera do voo de ligação para Lisboa, aquele vinha a planear no avião e no autocarro, aquele - cheio de sol e areia e gelados - com que me deitei esta madrugada. Aquele que não aconteceu esta manhã quando acordei. Nem esta tarde quando decidi recuperar Taizé. Estava frio e a chuva da hora do jantar ameaçava já quando, estendido o tapete cor de laranja, acendia as velas e, ao som dos cântico, tornava mais taizé aquele cantinho da sala.

A maior parte das pessoas vai a Taizé pelas pessoas, gosta de Taizé pelas pessoas, recomenda Taizé pelas pessoas. Fui, volto muitas vezes no cantinho da sala, gosto e recomendo Taizé por mim. Porque por detrás dos cânticos mais simples, da repetição de palavras, versos e ritmos, por detrás do laranja do tapete e da chama há algo que me aquieta e conforta.

E quase me faz esquecer o cansaço. Ainda bem que esteve frio e choveu e não fui à praia.

11 comentários:

Anónimo disse...

Gosto dos lugares que criamos na nossa sala, onde podemos voltar vezes sem conta...

Beijo.

rui disse...

Olá Joaninha

Esses tons dourados e alaranjados e, essa chama, têm um poder de transmitir certa paz!

Viva Taizé e todas as assonâncias dissonantes. :))

Beijinho

Doppelganger. disse...

Sabes que andei numa Escola que fazia parte de um colégio católico.?
iap, é verdade na minha escola e mesmo dentro da minha turma haviam pessoas muitos ligadas à religiosidade, e que tnhm uma maneira diferente d ver a religião, sabes que o encontro mundial (ou europeu) de Taizé foi aqui em Portugal há dois anos? E uma das mnhs melhores amigas acontece que participou nisso há pocuo tempo noutro país hospedada em casa das pessoas desse país?

Gostava de há dois anos para cá, sentir a religião de forma diferente! Talvez Taizé seja bom para mim.

bj

Fora de mão disse...

Pai Zé? TaiZé, Pai Zé... tudo igual ... (sempre quis ser psicólogo)

António Conceição disse...

Tem uma mística. Especial. Uma mística que tem a ver com as pessoas, certamente, mas que muito deve ao lugar e à vivência do tempo e das coisas, da vida em geral naquele espaço. Sem pressas, mas organizadamente, definidamente. Em oração, individualmente, em comunhão, mas também em comunidade, em grupo, em partilha. Em silêncio, mas também em coro(s), vivamente, participadamente. Perfeito. Como se aquela fosse uma bolha do mundo, o modelo a guardar no coração, a fórmula a importar para casa.

Tenho imensa pena, mas para o meu ser agnóstico este parágrafo (os outros também) é completamente ininteligível.

Joana disse...

Cientista, Rui,

;)

Guevara,

És do INA? Sim, soube do encontro em Liboa - foi meses depois de lá ter estado. Mas não me foi possível ir. Registei o teu desejo e quando souber de alguma ida lá - também quero voltar - digo-te. :)

Brutal,

:p

Funes,

Percebo e até sei de onde vem a inintligibilidade. Primeiro do texto - estava muito cansada quando o escrevi. Depois, da natureza da questão. Só sentindo..., neste caso só indo lá. Obrigada pela visita e pelo comentário.

Jinhos a todos.

Doppelganger. disse...

Era da ARTAVE, que por acaso faz parte do Instituto Nun'Alvres (INA), daí a educação católica até certo ponto.
Fica o à espera.

BJ

Anónimo disse...

Bem,se o 'Saku' deu tanto que falar, espero com grande antecipação que se dirá da versão americana ('Pame', em madeirense) :P.
Sobre Taizé, não há palavras... como só podia ser.
Sobre a tarde cheia de sol e areia e gelados... sorry. We'll make it happen.
beijinho grande
T.

K. disse...

Nunca percebi isso do Taizé. O que é verdadeiramente?

Joana disse...

K.,

http://www.taize.fr/

http://www.taize.fr/pt_rubrique487.html

Um dia vais lá comigo.

Jinhos.

Joana disse...

Teté,

Só vi o teu comment depois do do K.: No worries about the beach... it happens! :)

Jinhos.