terça-feira, abril 28, 2009

Que diz, meu anjo?

Eu digo que é preciso ensinar esta coisa do que diz, meu anjo? à minha geração e às seguintes e à da década anterior, a essa então, quase tudo, a todas – enfim.

Eu digo que ainda assim, tudo ensinado, todos ensinados, tudo dito e redito, repetido, assimilado, praticado até exaustão, para sair como deve ser, para sair natural; eu digo que ainda assim nunca vai ser assim, que diz, meu anjo?, nunca vai ser igual à maneira de quem só sabe ser assim, meu anjo. Coisa infelizmente, inexplicavelmente, inscrita num gene do tempo das fotografias a sépia em molduras douradas de forma oval, coisa do tempo das caixinhas de música em cima das penteadeiras, coisa do tempo dos vestidos compridos de frou-frous ao andar.

Eu digo que nunca ninguém vai ganhar as asas que eu ganhei ao sorrir àquele sorriso que me disse que diz, meu anjo?, muito para além do nosso tempo e daquele espaço.

Eu digo que nunca ninguém como eu vai suar a mão naquela mão que me disse que diz, meu anjo?, a segurar o meu desconforto a descer o degrau.

Eu digo que nunca ninguém como eu vai hesitar no gesto, reforçar o sorriso, tremer na resposta, palavra ante palavra, pedido repetido, medido, acedido, meu anjo.

Às vezes esqueço-me de esquecer. Às vezes é mais fácil assim. Às vezes, quando os dias parecem segundos, centisegundos, milisegundos, de nenhuma dor. Às vezes parece que ficou lá atrás, que a deixei numa outra vida, junto com as coisas que me mudaram para sempre. Às vezes parece que sou a mesma, a dantes. Às vezes é mais fácil assim. Às vezes esqueço-me de esquecer – é quando coloco a fé de outrora agora. Às vezes, a esperança toda. Pergunto-me se os anjos também, por uns quantos centisegundos, milisegundos de humanidade. A esperança toda. Antes da circunstância dos bons-dias – demasiado sinceros. A esperança toda. Antes da polidez do sorriso – demasiado sincero. A esperança toda. Antes da prontidão da resposta – demasiado sincera. Às vezes.

Das outras vezes, na maior parte do tempo, tenho a mania de ter a mania. Lugar seguro este da mania. É quando vou contra todas as correntes, contra todos os conselhos, contra todos pais, todos irmãos, todos os amigos, todos os conhecidos e todos os desconhecidos, que não professem a minha doutrina universal do cada coisa a seu tempo, cada problema uma solução, cada pessoa uma circunstância – até ver...!, resolução por ordem de chegada via a sensibilidade necessária a cada caso e dois ou três palminhos de testa. Lugar seguro, este da mania. Pedestal digno, casa, sossego, céu, digno de anjo.

Eu digo que as asas que eu ganhei ontem nunca ninguém, eu digo que esta coisa do que diz, meu anjo?, ontem, do nada, de dentro, abriu um rumo inesperado de luz no osso do peito, no lugar do coração, dentro, dentro, dentro. Eu digo que as asas que eu ganhei ontem nunca ninguém, eu digo que um que diz, meu anjo? destes, de olhos, sorriso, dentes, mãos, e braços de sol, um que diz, meu anjo? destes faz arder qualquer humano como eu no sonho de ser anjo por aquele bocadinho que seja apenas e só até ao fim dos tempos. As asas que eu ganhei ontem... nunca ninguém.

3 comentários:

V. disse...

:)

waiting on an angel.
one to carry me home.

beijinho*

Joana disse...

Vanessa,

My thoughts exactly. ;)



Jinhos.

Maria Rita disse...

Porque há coisas que só fazem sentido quando é aquela pessoa que a diz. Que só quando sai daquela boca nos abraça a alma e o corpo todo. E isso é tão, mas tão grande! :)

Um beijinho*