quinta-feira, setembro 27, 2007

O cheiro do doce

É Outono. Estou em casa. O meu pai fez esta manhã a vindima. Eu ajudei. Ajudo sempre. Se há coisa de que gosto realmente é podar as uvas, inspirar o doce cheiro que exalam. Por isso é que o sonho de uma vida, a minha, é acabar os meus dias numa quinta no Douro, com quinhentos netos debaixo do alpendre, com o rio por cor, a uva por sabor e o doce por cheiro.
Fez-se num instante, num sopro, enquanto esteve sol. Que agora o dia entristeceu e ameaça chover. Lembrei-me do meu avô, recordei vindimas passadas, quando um fim de semana inteirinho quase não chegava para tudo o que se tinha que fazer, quando eu era pequenina e olhava tanta gente, alegre: a minha mãe e a minha avó atarefadíssimas, os meus irmãos mais novos sujos de mosto da ponta dos cabelos aos pés, quando eu era pequenina e olhava.
Hoje não tive tempo para ser pequenina e olhei pouco, muito embora o cheiro doce fosse o mesmo de há anos atrás. O cheiro do doce da memória, o cheiro doce de calor e cor... das uvas.

6 comentários:

Anónimo disse...

poix..n lembra pq eu n tava ai!ah poix..pa beber o mosto, e o papa s paxar..k n s pode!:P lololol!e a mama responder..ai coitados dos pikenos..bebam bebam!:)))
;) tba gsto..mas n d apnnhar...mas d pisar..ixo sim!:P e beber! bons tempos!ja n faço ixo a k anos!4?poix..bjinhs.Nininha

100 remos disse...

Gosto tanto do cheiro e da cor da memória...Bj

Rui Caetano disse...

A vindima. como me recordo dessa tarefa tão original, tão familiar. Nesse tempo, em que ajudava o meu pai a vindimar, sentia-se a união da família. Havia tanta alegria, convívio até de manhã. Uma saudade que nunca se há-de perder.

Anónimo disse...

Gostei do post. Gostei.

Um beijo.

rui disse...

Olá Joaninha

Então por cá!
E a fazer a vindima!
Pois, pois..."o cheiro doce de calor e cor...das uvas."

Beijinho

Oásis disse...

E pisar as uvas? Lembro-me de o fazer quando tinha 4 anos! O meu pai segurava-me pelas mãos para não me afundar no lagar, looool

Beijinho