quinta-feira, março 13, 2008

Os meus poetas

Se alguma vez algum, agora este. Amigo de um amigo. Amigo do Pedro. No mês da poesia, mas não só, sempre:

trago dentro de mim um mar imenso
feito de vagas tristes
e sonhos vagos

o horizonte é uma manhã
que eu quis minha para ser eu

e para porto de abrigo escolhi uma tarde
que soubesse chorar a morte do sol



arranca-me do teu corpo
que eu não suporto a dor de ser em ti


há dias em que acordamos e percebemos tudo
o recorte das cidades no horizonte
a distância que há nos caminhos que rasgam os corações
como se fossem searas de trigo
o nome de certas coisas que só sentimos num abraço

depois percorremos a mão pelo granito
como se fossemos o tempo
e como se a vida não fosse mais do que uma claridade
que invade pela frincha da porta o quarto escuro

é então que descobrimos
num desses rostos com que cruzamos o olhar
que a vida podia ser outra
e que seríamos felizes num outro sorriso
se lhe entregássemos inteiros os nossos lábios

há dias assim
em que acordamos e percebemos tudo
como se tudo nos estivesse imensamente próximo
como se cada dia nascesse e morresse num abraço
como se a vida coubesse num poema

José Rui Teixeira, Quando o Verão acabar

10 comentários:

Doppelganger. disse...

muito bonito..

tnh q decobrir a poesia..

Bjnh..

Ouriço-Cacheiro disse...

há dias assim,pois há. Tempos de os descobrir. Cada vez mais.

André disse...

Palavras leva-as o vento... :)

rui disse...

Olá Joaninha

Lindo poema!
Trazemos dentro de nós tantas coisas e, algumas só nós é que as conhecemos.
São aqueles dias em que sentimos e vivemos as coisas de maneira diferente..., pois há...há dias assim!

Fica bem
Beijinhos

PS. Adorei a nova foto de perfil!
Está o máximo!

intruso disse...

há dias e poetas assim
(o mistério e a revelação podem não passar de um mesmo instante, num dia qualquer em que caiba um poema)


bjs

Oásis disse...

A vida não cabe num poema mas este, descreve-a muito bem...

Anónimo disse...

Que bonito!

Maria de Lourdes Beja disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
100 remos disse...

Lindo, amiga! Podias ser todas estas palavras. Bj

rui disse...

Olá Joaninha

As férias da Páscoa já começaram por aqui, e aí..., ainda não!
Está tudo bem?

Beijinhos