quinta-feira, março 27, 2008

Dia Mundial do Teatro

Tenho andado às voltas com várias etimologias para o meu trabalho e isso tem-se visto por cá também... A que está na origem da palavra "teatro" é um dos muitos verbos gregos designativos da visão, "théaomai".
Porque hoje "ver" não significa quase nunca, infelizmente, "deixar-se tocar por", é urgente que se dê valor ao Teatro. E não apenas no dia 27 de Março de cada ano em que todas as peças nos aparecem, até porque "é grátis", não, nas Escolas, nas Bibliotecas, nas Autarquias, nas Juntas, em cada casa e a cada fim-de-semana...

Segue-se um excerto de uma peça de um amigo, que me encanta a cada nova leitura, uma peça de teatro premiadíssima e representada em toda a Europa e no Brasil, que nunca teve a honra, ou a sorte, das tábuas de um palco português...

"JUDITE
Se fôssemos ver as estrelas cadentes?
ELIAS
Quando eu era pequeno…
EMANUEL
Não fiques melancólico, filho.
ELIAS
… pensava que elas iam rebentar em cima de mim.(…)
MARTA
O espaço é muito grande...
JESSÉ
Cabemos nós, cabem as estrelas...
MARTA
O que mais há no espaço é vazio."

Um Forte Cheiro a Maçã, Pedro Eiras

8 comentários:

Anónimo disse...

o vazio....há que preencher os vazios....

Doppelganger. disse...

Em todo o lado existe o vazio, mas no Céu sentimos o vazio por cima de nós acho eu.

Beijinho

Anónimo disse...

Olá Joana,

Deixei-te um desafio no meu blog crafty :)

Maria de Lourdes Beja disse...

Gostei muito do excerto.Conhece o autor?

intruso disse...

"o que mais há no espaço é vazio"

...

[está publicada por cá? que editora?]


bjs
boa semana

rui disse...

Olá Joaninha

Linda a tua observação.
"..é urgente que se dê valor ao Teatro."
Lindo excerto!

Beijinhos

Boop disse...

E o vazio estará prenchido de coisas inominaveis...

intruso disse...

[obrigado pela indicação por lá]
;)


bj