sexta-feira, fevereiro 11, 2011

No Dia Internacional do Doente, dor-de-dentes

Günter Grass
Imagem daqui

"O gato treinava-se. Mahlke dormia ou fingia dormir. Deitado a seu lado eu, com a minha dor de dentes. O gato aproximava-se a fazer o seu footing. A maçã-de-adão de Mahlke era digna de nota; grande, sempre em movimento, projectava uma sombra. Entre mim e Mahlke o gato preto do guarda do estádio agachava-se para preparar o salto. Formávamos um triângulo. O meu dente reduzira-se ao silêncio, deixara de insistir: a maçã de Mahlke metamorfoseara-se, para o gato, num rato. O gato era tão novo, a maçã possuía uma tal mobilidade... o que sei é que o gato atirou um salto ao pescoço de Mahlke; ou então um de nós pegou no gato e pô-lo sobre o pescoço de Mahlke; ou então fui eu, com dor de dentes ou sem ela que agarrei no gato e lhe mostrei o rato de Mahlke: e Joaquim Mahlke deu um grito mas sofreu apenas umas arranhadelas insignificantes."

O Gato e o Rato
Günter Grass
Edição Bibliotex
2003

1 comentário:

ana disse...

JJ,
Delicioso! Nunca li nada de Günter Grass mas já estive com livros dele na mão.

Beijinhos! :)