sexta-feira, novembro 04, 2011

Este país não é para jovens

Ontem fui assistir a um concerto à Gulbenkian. No final, entre ir buscar o guarda-chuva ao bengaleiro, passar na casa de banho e reencontrar-me à porta com as pessoas que me acompanhavam, não devo ter demorado mais de cinco minutos. O concerto começou às 21h e acabou antes das 23h. Saímos da Fundação por volta dessa hora e chegámos ao metro apenas cinco ou seis minutos depois. Perdemos o metro que lá estava, quase perdíamos o seguinte, porque os senhores condutores a partir de determinada hora - uns com mais razão, outros com menos - têm todos muita pressa... Mas nem é sobre isso que me quero debruçar. Pese muito embora o facto de a insónia ser má conselheira, o caso é grave. Sonhei toda a noite com comboios e metros, toda a nacional transportação pública, e táxis. Se a redução horária dos transportes públicos já tivesse entrado em funcionamento não teríamos tido metro para casa. Não sonhei naturalmente com o tele-transporte, coisa prática, produtiva, possível. O tele-transporte é coisa a que uma pessoa se candidata confiante no mérito, mais ou menos (des)esperançada no futuro, é coisa que uma pessoa contratualiza com ponderação e seriedade. Este país não é para jovens.

1 comentário:

ana disse...

Joana,
"Este país não é para jovens" nem para velhos. Repare como se anda a tratar da saúde em Portugal. tenho lido que uma grande parte das pessoas idosas deste país não têm dinheiro para os medicamentos...

Achei graça ao seu texto. Muito bom e pertinente.
Bj.
Ana