sexta-feira, abril 04, 2008

Desafios

A Cientista é minha homónima e lançou-me um duplo desafio.

O primeiro (DESAFIO) nomear seis factos "ridículos" (trd. livre) sobre a minha pessoa. Dei o meu melhor, mais ridículo é difícil... O desafio foi escrito em Inglês. Primeiro, porque assim o fez a Joana no seu blog, muito embora ela esteja no Reino Unido e talvez seja essa a razão da anglofonia; depois, porque se tivesse escrito isto em Português seria muito mais assertivo. E eu não quero ser assertiva em relação ao absurdo, muito menos na minha língua. Faz-me lembrar um episódio que se passou comigo em que um meu interlocutor, português, me dizia "Tenho um bulletproof heart. Nunca me apaixono." Há coisas que custam dizer na nossa língua, porque só ela nos deixa completamente a descoberto.
Six useless facts about myself:

1) I love rotines. They give a sense of security I appreciate very much. I have turned my rotines into a daily ritual. (I always sit at the same place, every day, in the subway, train. Since College I always have breakfast in the same coffee shop in Braga and ask for the same breakfast... Actually I no longer ask, it is always there steaming hot and all set for me!) I always sit at the same desk in the library, ask the same guy for the books I need and go pick them up everyday at the same time in the morning or in the afternoon. Now that I think about it, this is probably why the guy at the desk is always so kind to me... ).
2) I love the sun light. I always work facing the street through the window. And I always pause when a sun ray demands my gazing outside. Windows make you work harder!

3) From time to time I spend one day of the weekend, either Saturday or Sunday, in my sofa in pj's. These are the days I devote my personal splurging and pampering... I read, I write, I cook, I eat (more than I should and often the wrong but yummiest stuff) and I think... too much about nothing (special) most of the time...!
4) I usually go to sleep at 10.30 pm. If I don't, at around 11.30 pm my good humor is all gone and I can no longer keep my eyes open. This is because I am used to getting up very early in the morning, I have a very long working day, which is not very convenient whenever I go out with friends, although most of them are by now aware of this and don't mind my leaving at around midnight. Most of my friends say it's children's sleeping hour, but I don't care. I get up every morning at 5.30 am.

4) I am completely obssessed with cameos (So far, I have got more than 50, in plastic, in silver, in gold, in crystal, from Italy, from Paris, from all over...) I got the first one from my grandma, the second my mum bought, and from then on almost everybody in the family has contributed to my collection.

5) I dream one day I will be able to write school books. All of them, the ones of Língua Portuguesa of course, but all of them, from elementary to high school. (By then, portuguese children in elementary schools should have theatre and writing courses as they have music and sports (P.E.). This is something I have cherished for a while now, since my training year at Esc. Sec. Pov. Lanhoso.

6) I think I could live on cheese , any kind, and green olives my whole life!

I now need to challenge 6 other people to share 6 meaningless things about them on their blogs. The first 6 people to comment on this post are automatically challenged. (This meaning that the rules above are a pro-forma).
The rules are:

1. Place a link to the person who challenged you.
2. Place the rules in your blog.
3. Share 6 meaningless/insignificant/useless facts about yourself.
4. Challenge 6 other people.
5. Let them know you’ve challenged by placing a comment on their blogs.

O segundo (DESAFIO) incide sobre uma questão com que me debato muitas vezes. O Porquê do Blog. Deste blog.
Este blog começou nos E.U.A. No primeiro semestre que passei na Rice em Houston. Criei-o por uma razão muito simples: para não me esquecer.
Para não me esquecer de casa, da minha mãe, dos cheiros, das flores, das uvas, do meu avô, das minhas tranças e do chapéu, dos joelhos esfolados, das minhas irmãs e do meu irmão, do Baía, da minha tia, da canja do fim do ano. Para não me esquecer. Os textos dessa altura mostram bem.
Secundariamente, este blog foi um dos elos de ligação com os meus irmãos e com os meus pais que queriam saber como eu estava e o que fazia, coisas tantas e tão variadas que não podia descrever como gostaria por telefone ou no Messenger. E daí, novamente, para não me esquecer.
Nunca teve este blog por objectivo a construção de uma comunidade de leitores, muito menos de amigos. (Nunca escrevi um comentário esperando outro, de volta, por cá. Sempre comentei apenas e tão só o que me apeteceu, quando me apeteceu, ainda hoje o faço, só assim.) Os leitores e os amigos acabaram por acontecer. E ainda bem. Guardo do meu lado esquerdo como a poucos destes lados a minha querida Maria de Lourdes, o Rui e a Orquídea. Conheço-as, já partilhámos refeições e sorrisos, e mesmo nunca me tendo encontrado com ele, gosto de sentir que o conheço.
É por eles, de algum tempo a esta parte quase exclusivamente por eles, e por mais uma meia dúzia que não nomeio, que este blog continua. Não tanto para que me leiam os posts, mas o coração, e assim nos continuarmos a dar e a conhecer.

5 comentários:

Marta disse...

Muito obrigada!!!

A Orquidea vai fechar dentro em breve e passar a ser um verdadeiro Diario. Mas agora que li este post fiquei... Ai, ai...

Mas estou por aqui: "http://puta-devida.blogspot.com", é o blog (In)sólidos.

Claro está que, se a Orquidea voltar a ter um blog aberto, ainda que de acesso restrito, tu serás a primeira da lista de acessos. Sim, a primeira!!!!

E, se não te importares, vou responder ao desafio nesse cantinho.

Beijo enorme!!!

p.s.- o Orquidea está aberto ainda este fim de semana

Marta disse...

Coloquei o nome de Orquidea no nick. Nada como o nome originário e original!

Maria de Lourdes Beja disse...

PRESENTE!aqui,deste seu lado esquerdo,estou a responder a uma espécie de "chamada" que este seu texto faz àqueles que,desde os tempos de Houston,sempre compreenderam a razão da existência do seu blog.Como em todas as coisas deste mundo,porém,as razões iniciais transformaram~se num "ponto de partida"para que os laços criados, então, se vão justificando ou se desatem,dependendo isso de como as afinidades surgidas se revelem "bonitas","meritórias","inteligentes""carinhosas",etc,etc,ou não...E ,da Joaninha, tem sempre havido "revelações"positivas...E por isso,VIVA O BLOG !!!

Anónimo disse...

Tao bem escrito, tao interessante saber estes pequenos nadas :)

Obrigada por teres aceite os desafios.

Beijo

rui disse...

Olá Joaninha

És muito querida.
Bem cá do fundo um grande abraço.

Beijinho