quinta-feira, agosto 21, 2008

Das pequenas maravilhas do quotidiano

Tenho andado a evitar este espaço. Tenho andado a evitar... escrever. Aqui. E não é que o Agosto portugal-de-férias-portugal-deserto-portugal-parado-
portugal-fechado-para-descanso-do-pessoal-até-Setembro se tenha entranhado em mim. Não.
Tenho andado a evitar este espaço. Por causa da escrita de agora que é diferente da daqui. É isso. Já disse, está dito, não digo mais.
Escrita aparte, este é um cantinho de emoções, de surpresas boas, das pequenas maravilhas do meu quotidiano. Apenas.




Hoje, como sempre, passava pouco da hora de abertura, escada acima, rápido, rápido. (Inexplicavelmente, inconscientemente, até há pouco tempo, acelero sempre que subo. A rua. As escadas. Tudo. Sempre. Ao invés, descanso, passeio-me, em todas as descidas. Coisas...)
Noto à minha direita, apenas a meio da escada, uma passada que se esforça por competir com a minha. Olho. Uma cara conhecida. O miúdo que costuma esperar comigo o bater das nove e meia da manhã à porta da Biblioteca. O miúdo que se impacientou há dias. O miúdo que olhou para o lado e soprou para cima porque o telemóvel lhe mostrava as nove e meia e não havia maneira de a porta se abrir. O miúdo que me perguntou as horas para confirmar a certeza do telemóvel. O miúdo que tentei entreter com ridículas justificações adultas que é verão, que a pessoa que abre a porta ter-se-á deixado adormecer, que acontece, que não tarda nada terá os livros todos ao seus dispor, que... O miúdo que me diz que quer lá saber dos livros, vai é para a net e só uma horita que a Lourdes (!) não deixa mais do que isso, é tão chata, o que é muito injusto porque vocês os grandes podem estender-se pela manhã, pela tarde, o dia todo, não é. O miúdo que depois disso, que remédio, vai para o andar debaixo ver filmes. O miúdo que, reflectidamente ou não, queria cortar a meta do topo das escadas antes de mim. Não consegui deixar de lhe sorrir. E atrasar o passo. Retribuiu-me. Um sorriso lindo ilumina-me o dia.

2 comentários:

Rosario Andrade disse...

Absolutamente. Um sorriso é como o sol!...
Beijicos

Anónimo disse...

Ah, os sorriso... os sorrisos que nos carregam pelo dia fora!

Um beijo com um sorriso :)