sexta-feira, dezembro 19, 2008

O post de Natal


Pois que já não era sem tempo. Pois que por cá, por casa, novamente, a usufruir do mais incondicional dos amores, que isto de se ser filha única por uns dias é coisa muito absorvente, não há tempo para net, não há tempo para nada, só para eles, para eles tudo, só para eles, só para ele, o mais incondicional amor de todos os amores.

Temos na Madeira uma tradição de Natal sem paralelo chamada a Missa do Parto. A designação não é muito bonita - eu sei, mas o ritual é maravilhoso: religioso, pagão, popular, alegre, secular, único, único, único! Trata-se de uma espécie de Novena natalícia de louvor a Nossa Senhora, muito embora impregnada de folclore e juventude e comes e bebes, mais bebes que comes, que às seis, sete da manhã, mesmo por cá, está frio. Temos ido todas as manhãs - é por isso também que não tenho vindo a este cantinho - e a igrejas diferentes, o meu pai fez uma espécie de roteiro, porque os meus irmãos que chegam este fim-de-semana são muito exigentes, têm as suas preferências, vá, e não se pode repetir porque no convívio do depois tem que se ir dar as Boas Festas a X, Y e Z que são as antigas meninas da minha mãe e os colegas do meu pai e os amigos e familiares e conhecidos de outros anos de todos. Uma azáfama boa, calma e sobretudo verdadeiramente natalícia.

Anda-se muito confuso. É fácil, hoje. Demasiado assédio informativo. Estranhos apelos. Espantosas definições de paz, amor e felicidade e tudo e tudo. Consome-se demais, preocupamo-nos demais, entristecemo-nos demais, valorizamos de menos, alegramo-nos de menos, somos de menos. Só é Natal se. Natal que é Natal tem. Só é Natal se. Natal a sério é. Só é Natal se.

Gosto muito do Natal. Do meu Natal. Sempre pensei que fossemos todos iguais. Que toda a gente gostasse do Natal tanto quanto eu. Que uma noite de Natal em família fosse tudo o que é para mim. Uma veleidade. Somos todos diferentes. Há pessoas que não gostam do Natal. Há pessoas para quem uma noite em família dói mais que todas as noites mais negras do ano juntas. Há pessoas que não têm família, mesmo quando a têm. Há pessoas que não têm Natal. Um facto.

No início do meu Doutoramento, fui ter com o meu Orientador preocupadíssima porque achava a teoria demasiado genérica, quase etérea. Os conceitos muito vagos, as bases muito abrangentes, uma malha muito, muito larga, uma súmula de termos e ideias psico-socio-filosóficos muito, muito abstractos. Entenda, Joana, que quanto mais abstracta, mais abrangente, quanto mais abrangente mais aplicável a um grande número de áreas, quanto mais aplicável mais consistente, quanto mais consistente, mais válida.

Entendi: Desejo a todos, aos sozinhos, aos em família, aos religiosos, aos indiferentes, aos que gostam, aos que não gostam, a todos, desejo-vos o Natal autêntico. Que um Menino-esperança-confiança-alegria-resposta vos nasça, à séria, no coração.


Joana.

11 comentários:

S. G. disse...

bom natal e boas festas

miradouro das cruzes disse...

Amiga JJ,
Através da net, chegaram-me sabores da ilha, e que inveja de sentir o perfume dos sapatinhos nesta altura do ano!
Aproveito para lhe desejar a si e todos os seus, votos de Bom Natal,
Carlos

100 remos disse...

Joana, eu também gosto muito do teu Natal porque é teu e eu gosto muito "das coisas tuas"! Lindo texto amiga! You're home! Tenho muitas saudades.Um bj e um abraço apertado, um abraço de Natal;)

Oásis disse...

Um Feliz Natal para ti também, cachopa!
(escrevendo e pensando: ai, a Joana é linguista, será que vai interpretar isto com o carinho que eu quero dar? lloooolll)

Oásis disse...

E beijinhos para ti e para a tua família!!!!!

Jinhos.

Marisa

Doppelganger. disse...

eu quero que também tenhas um Feliz Natal e um Grande Ano Novo, tanto pessoalmente como profissionalmente. Para ti, para os que mais queres bem e para as tuas famílias.! :)

(o que me faz mais impressão nesta altura é tentar descobrir a crise no meio deste dinheiro gasto!)

Beijinho!

Ouriço-Cacheiro disse...

retribuo-o.
(eu adoro o Natal, noite, elas, jantar, familia, sorrisos, desejos - muitos -, conversas - odas!)

Rosario Andrade disse...

Querida Joana,
Feliz solest]icio de Inverno!...

Beijicos!

intruso disse...

[ Boas Festas! ]

:)

*

Rosario Andrade disse...

Querida Joana,
FELIZ ANO NOVO. COM TUDO DE BOM... incluindo a familia!

Beijicos grandes!

Doppelganger. disse...

Ah, e o teu perfil!
Requiem de Fauré - "Libera me"

http://br.youtube.com/watch?v=LpM0dmxmwzE