É feriado, a casa dorme. Abro as janelas a pensar no quanto são bonitos os dias quietos. Como nos aconchegam na espera de um fruto que deles se desprenda inteiro e nos ilumine os passos ao ritmo do coração. É, por isso, por esse fruto, que me movo leve, pequenina como a chuva lá fora - a chuva que quase não se ouve bater nas janelas, a quase não se sente fora da humidade, embaciada nos vidros, solta na rua, a fustigar-me o nariz.
Tinha o dia mais ou menos bem organizado: agenda simples de árvore e presépio a compor na manhã, que de tarde devia ir a lanchar à cidade dos amigos - uma cidade minha de todos os dias, mas incrivelmente definida, e bonita, quando é dos amigos e no Natal -, Braga, que faltam vinte e quatro dias para, e menos, muito menos que isso, na realidade, para mim, para esta casa que dorme, para toda a gente que vai pelo Natal a casa, àquela casa que não sendo a nossa, é-o, sê-lo-á sempre, antes e depois de tudo.
Rabisco árvores e estrelas de Belém sobre os planos. A manhã está quase no fim, o fruto em caixotes vários no sotão, a casa a demorar-se no quentinho, eu aqui. Agenda da manhã a escorrer mansas agulhas e brilhos de estrela para a tarde, lanche da tarde procrastinado para as kalendas gregas... (Procrastinar é uma coisa tão difícil de fazer quanto de dizer.)
Ainda assim, o primeiro dia do último mês do ano, hoje, é um dia cheio. O Natal franqueando-nos a entrada, serenamente, confiadamente, ou aos saltinhos, passam hoje 75 anos desde a publicação da Mensagem, e 11 desde o primeiro Dia Mundial de Luta contra a SIDA, "morrer é só não ser visto" escreveu Fernando Pessoa.
9 comentários:
Tão bonito, tão bonito. :)
É bom que não nos esqueçamos que Dezembro não é só Natal...e a Mensagem, como me lembro bem dela! ;)
Bacini*
Frida,
É bom que não nos esqueçamos. :)))))))))
Baci, bella!
a cidade dos amigos sentiu a tua falta. mas ainda faltam 24 dias para o natal e para mais lanches e tudo e tudo... :)
beijinho*
Vanessa,
Siiiiiiim! (Na realidade, faltam 16... Mas o siiiiiiim continua a valer! :)))))
Jinhos.
ah, pois. as viagens. :)
Vanessa,
Eheheh! Nem mais. :D
(Registei o plural!)
Jinhos.
Morrer é isso mesmo. Só isso mesmo.
Bom mês de Natal!
Ouriço,
E Dezembro não é mês disso, bem pelo contrário. :))))
Obrigada, o melhor para ti também.
Jinhos.
Enviar um comentário