quarta-feira, dezembro 16, 2009

Que seja simples e maravilhoso e permaneça.



Podia desejar-vos um Natal santo, Um Santo Natal como nos postais da minha mãe, mas sei que isso não chegaria a todos por cá - há palavras impermeáveis, santo é uma.

Podia desejar-vos umas Boas Festas, como em postais outros, como no comércio, como nos transportes públicos, e com isso rematava desejos de Natal e votos de Ano Novo, mas sei, sei bem... por muito que se queira assim, por muito que os amigos assim o desejem, muitas vezes, as Festas são-no sem mais, sem serem Boas realmente boas.

Resta-me então desejar-vos um Feliz Natal, daquele feliz que não é tanto de felicidade - coisa que não se oferece ou deseja: se ganha - mas que é o da sorte de um acontecer.

Nestes últimos tempos de distância e trabalho, tem-me acompanhado uma imagem, uma espécie de flash-back, a nascer vezes sem conta na minha cabeça. É uma imagem simples - duas mãos entrelaçadas, uma mão grande e forte, uma mão pequena dentro dela, dois pulsos de dois braços a serem muito, a serem mais, juntos: o mundo a começar ali -, uma imagem simples e forte, quieta e viva. Pela frequência com que a revejo. Pela intensidade com que me toma quando fecho os olhos. Pela certeza.

Com mais ou menos crise, com mais ou menos frio, em família ou sozinhos, entre amigos ou com estranhos, perto ou longe de onde têm o coração..., o Natal feliz que vos desejo a todos é o desta certeza de uma mão entrelaçada. Que se sintam acompanhados, verdadeiramente acompanhados, nas vossas aspirações e nas vossas angústias, em tudo o que são e no que põem de próprio no que fazem.
Uma certeza destas no coração é o verdadeiro Natal, a melhor das prendas.

Que o vosso Natal seja simples - a maior beleza é simples -, maravilhoso, "cheio de graça e de verdade", e assim permaneça convosco tempo fora.

6 comentários:

miradouro das cruzes disse...

Amiga JJ,
Faço minhas as suas palavras!
Neste mundo de consumismo histérico, nada melhor do que estarmos na felicidade dos entes queridos. Que sejam eternos esses momentos, enquanto a nossa memória durar! Um belo Natal para si!

Rosario Andrade disse...

Querida Joana,
Feliz Natal se possivel junto daqueles que amas e que te amam.
Beijinhos

A.S. disse...

bonito, joana. :-)

Maria Rita disse...

Já que as minhas palavras não conseguem retribuir este desejo tão maravilhoso, retribuo aqui dentro, tu sabes, com sentimentos. :)

Um beijinho*

Paulo Lontro disse...

excelente mensagem.

:)

Unknown disse...

Um Natal com a tranquilidade e o brilho das estrelas madeirenses:)