terça-feira, fevereiro 13, 2007

Paternas subtilezas...


Eu? Eu estou aqui (sem computador... é por isso!...). Mas amanhã, ai amanhã, aí...

Muito graças à subtileza paterna. My Dad knows his ways de uma maneira... impressionante!

Há dias, estaquei na Sic na hora da Floribella - "estacar" é mesmo o termo... muito tempo nos EUA provoca isto - quando uma pessoa começa a querer inteirar-se do que se passa neste cantinho do mundo em termos de entretenimento. Seis ou sete da tarde seria, porque essa é a hora a que chegam os meus pais a casa dos respectivos empregos, todos os canais de interesse estavam com compromissos publicitários portuguesamente longos, fazer o quê? Sic, Sic, Sic e conseguir voltar à realidade e ao bom senso... difícil! Não acredito que haja alguém neste país que, ouvindo aqueles diálogos tão, tão, enfim, digamos... surreais (!), consiga ter força para mudar de canal imediatamente. (Talvez isso explique as audiências do programa...?) Como é possível alguém escrever tanta asneira de uma só assentada ("Oh Príncipe, tu és tão bom como salame de chocolate acabado de sair do frigorífico!"), como é que alguém estrutura uma história à volta de uma personagem tão abertamente mal-educada - não rude, já tive alunos rudes, com falta de maneiras, I mean, mas nunca, nunca nenhum me levantou o tom! Que dizer desta rapariga que não mede os decibéis com o para-todos-os-efeitos patrão, (além do que é preguiçosa, tadinha, tem muitos problemas pessoais para ter cabeça para ensaiar a "berro-banda", de estética duvidosa, mas alguém leva a sério uma miúda que se veste de saia fuschia e camisola verde?) Bem, devem todos conhecer a série melhor que eu, por isso não me alongo mais. Digo apenas que quando se fala em AP, Aconselhamento Parental, refere-se a designação a contéudos programáticos menos próprios que não se resumem ao sexo e à violência. Porque a universalização da má educação e o manejo assustadoramente reprovável da língua portuguesa também são obscenos. Um pai ou uma mãe que se sente a ver a série com o filho(a), fica logo aterrorizado. Eu pelo menos fiquei. Ou melhor ficaram os meus 25 anos.

Bem, estava eu no meio da minha estupefacção quando....

O meu pai, matreiro, matreiro:
- Então e as férias, quando acabam?
Eu:
- (De facto já vão em três semanas, que lhe digo...?) Lá para a semana, segunda ou terça-feira...
Ele:
- Já marcaste?
Eu:
- Não. Marco amanhã e compro bilhete e tudo...
A minha mãe, inocente:
- Esta segunda? Já? Tão cedo!!!
O meu pai (matreiro, já disse!):
- Segunda é cedo, lá para quarta...
Eu, automaticamente porque em choque perante as enormidades da Flor berrante:
-Ok, então marco para quarta.

Cinco horas depois, já na cama, mas a planear como sempre o dia seguinte antes de adormecer - o dia em que iria comprar o bilhete de avião - Quarta, portanto, Quarta-feira, dia 14 de Fevereiro, no voo da manhã... Quarta, dia 14? De fevereiro? Ehehehe!!! Já devia ter pensado nisso, enfim... valeu a subtileza do meu pai.

Amanhã estou onde quero... e o(s) meu(s) pai(s) agradece(m).

4 comentários:

Erecteu disse...

Essa história da Floribela deveria ter (se não tem, ao que parece) acompanhamento de uma equipa técnica com um pedagogo de um Psicólogo e de um sociólogo.

Os modelos de comportamento e a mensagem poderão ser assumidos a partir da imitação de atitudes com a liberdade que a ficção permite mas que os jovens, por vezes têm dificuldade de destrinçar.

Mas... com que então de malas aviadas.

Volta breve, beijinhos

intruso disse...

boa viagem.......................

(a "Floribella" é de estacar...
e cair para o lado)

rui disse...

Olá Joaninha

O sucesso dessa novela é o reflexo de qualquer coisa que vai bem/mal no nosso país.

Ora...ora, as subtilezas paternas têm sempre uma razão de ser. :))

Então já vais deixar a terra e voar para outras paragens! Não páras! É em trabalho?
Já agora esperavas mais um pouco e assistias ao cortejo de carnaval.
Não desligues o PC.

Beijinhos

Joana disse...

E.,

Exacto!

I.,

Obrigada!... (Pois..)

Rui,

Ai o cortejo... deve estar a sair à rua precisamente agora... :(

Jinhos a todos.