domingo, setembro 07, 2008



Houve um tempo em que eu era naturalmente menina. Nesse tempo, havia algumas coisas que me faziam rir. Muito. Havia poucas coisas que me faziam chorar. Muito. E havia muitas, muitas, muitas coisas que eu não entendia. Nada, disse-me alguém uma vez. Não entendia mesmo. Não por não ouvir, não por não perceber, não por não compreender. O significado de cada palavra, frase, enunciado, acto de fala, era muito claro, mas simplesmente não me dizia nada... Tudo coisas que me passavam ao lado. Sem significarem. Sem me magoarem.

E eu era feliz e menina assim.

Há pouco, com o objectivo de armazenar os ficheiros do computador em discos que não *O* disco, embati de frente com uma data de documentos de texto, a saber, conversas que tive no msn a partir dos EUA, imagine-se! (Sim, que eu, além de passar os dias a pensar no dia de Natal e no 24 de Abril, além de me sentar sempre no mesmo sítio no comboio e no metro, e na Biblioteca, além de comer sempre a horas e quando possível, bacalhau, guardo algumas conversas de msn – as bonitas para além do tempo...) Li uma ao calhas. Começava doce. Eu descrevia o sucesso que o meu arroz-doce tinha feito numa Culture Fair da Universidade. Falei de avós, de "complicómetros", dos meus planos para ir a NY, dei mimo, e – palermice – reclamei um postal...

“Não sei onde encontrar selos.”

Houve um tempo em que eu era naturamente menina. E havia muitas, muitas, muitas coisas que eu não entendia. Nada, disse-me alguém uma vez. Hoje, se não entendo é deliberadamente, esforço-me para evitar que a clarividência me cegue os movimentos. Hoje, se não sei como deixar de ser menina é por não querer largar aquela réstiazinha de esperança no cumprimento das promessas dos outros.

7 comentários:

Maria de Lourdes Beja disse...

...nunca se larga essa réstiasinha de que fala ! Mas olhe que é também por causa disso que envelhecemos...e às vezes é de repente,de um dia para o outro...

Ouriço-Cacheiro disse...

Lindo, como sempre. Estive este fds por Braga e lembrei-me de que essa "menina" andaria por lá ;-)

intruso disse...

(eu continuo a não entender muita coisa...
porque não quero
e porque não entendo mesmo)
:)


bj

MoonDreamer disse...

Eu só não entendo porque é que não entendo o que é tão fácil de entender...

Marta disse...

Ai, como estás...

Jinhos, jinhos. Muitos, muitos.

Abraço, amiga.

miradouro das cruzes disse...

Cara Amiga,
É sempre um gosto ler os seus artigos, como capta o mundo em movimento. Venho sempre espreitar o seu ponto de vista das "coisas do quotidiano", coisas que muitas vezes não "conseguimos enxergar, por andarmos tão distraídos... em constante stress! Venham daí as suas bonitas histórias!

miradouro das cruzes disse...

Cara Amiga,
É sempre um gosto ler os seus artigos, como capta o mundo em movimento. Venho sempre espreitar o seu ponto de vista das "coisas do quotidiano", coisas que muitas vezes não "conseguimos enxergar, por andarmos tão distraídos... em constante stress! Venham daí as suas bonitas histórias!