quinta-feira, abril 12, 2007

Centro Cultural de Vila Flor - Guimarães



Viver numa ilha tem muitas vantagens e outraS tantas desvantagens. É costume enunciar-se na ordem inversa, mas esta pareceu-me a mais adequada. Gosto, apesar de tudo, da minha ilha. E o apesar é aqui, entre outras coisas, a incapacidade de se imaginar o Robin Hood em animado torneio contra o Sherriff de Nottingham pela Marion ou a Rapunzel a fazer a sua longa trança descer as ameias de um castelo que não sejam... o nosso quarto! É caso para escrever a enormidade do dia: Faz falta a Idade Média, à Madeira! Enormidade que me bailava na cabeça um dia destes no cimo do Castelo de Guimarães.
Há tempos fui a Guimarães e se pasmei ante o Castelo e surpreendi-me a cada ruela, típica, que dobrava, fiquei fascinada com o Centro Cultural de Vila Flor - uma aposta da Câmara local na cultura. Surpreendente, num país como o nosso em que projectos desta envergadura escasseiam.
É notável por um lado o trabalho arquitectónico de recuperação dos espaços e dos edifícios de elevado valor patrimonial, e por outro a disponibilização e o acesso dos cidadãos aos mesmos, veículo que são de arte e cultura.
A minha irmã foi lá tocar, mas as actividades do centro não se resumem à música, também há teatro, poesia, um restaurante e um café-jazz, uns jardins lindíssimos e uma vista absolutamente deslumbrante...
A revisitar, definitivamente!
Mais em:

3 comentários:

absorbent disse...

sempre gostei muito dos palacios, castelos e mosteiros de portugal. parece q ha ali um bocadinho da gente... deve ser um gene qq q ainda por aqui anda...

quanto ao feedback... decidi nao comentar aquele post. apesar de ter servido o seu proposito nao deveria ter sido assim tao publico. esta tudo ok, agora... enfim, tanto quanto possivel :)

Joana disse...

Absorbent,

Concordo contigo em ambos os parágrafos. :)
Aliás, se serviu o seu propósito é isso que importa. O resto é um caminho a percorrer... com os olhos bem aberto para não troperçarmos no passado. ;)

Jinhos.

Anónimo disse...

ah poix..kem foi la mostrar as coisas?!:P bjinhs.Nininha