domingo, abril 15, 2007

O maluquinho do Círculo de Leitores

Ontem fui ao cinema. A minha irmã gosta do Zach Braff, que tem filme novo, fazia anos - não se podia contrariar, o centro comercial fica a dois (mais cinquenta) passos de casa, a minha outra irmã, do meio, queria desanuviar dos calhamaços de Medicina e eu já não conseguia olhar o meu pc de tanta nuvem que tinha nos olhos.
Fomos. As três, porque o meu irmão sacou do facto de ter aulas para se esquivar. Na realidade não tinha era vontadinha nenhuma de sair de casa antes do jantar. Chegámos. Trinta minutos antes da hora, que comigo ou é assim, ou não é. Não gosto de atrasos e as horas h desgastam-me imenso. Resultado: Tivemos que fazer tempo - expressão bonita! - o que até podia ter sido mais difícil, (eu detesto lojas de roupa, só entro numa quando tenho algo em mente, mas as minhas irmãs adoram, pelo que trinta minutos nunca seriam suficientes para o que quer que elas façam lá, nunca percebi bem...), se não houvesse uma Feira do Livro da Bertrand, com o apoio (?) do Círculo de Leitores, bem no andar anterior ao do cinema.
Assino a Revista do Círculo de Leitores. Porque gosto de ler e porque me dá jeito. Até gosto de algumas publicações deles. Há livros que só eles publicam e que são muito bons. Mesmo. A minha mãe é perita em descobrir, a tempo (não é como eu!), essas raridades. Mas pessoalmente, de algum tempo a esta parte, ando ficar-lhes com um pozinho! Primeiro, foi o esquema que montaram para que eu assinasse a Revista, uma coisa muito mal explicada numa edição da Feira do Livro cá do Porto. Caiu-me mal. Acabei por a assinar, apesar de a minha mãe já o fazer. Enfim...
Ontem, ontem foi o senhor, o rapaz, o homenzinho... encarregue de fazer assinar a mesma Revista, sempre a Revista!... Não sei que tipo de formação têm essas pessoas, mas a mim soa-me sempre ao conto do vigário misturado com algum tipo de taradice. Mais, devem ter aulas de sorriso no mesmo sítio que as pessoas que nos ligam para casa com o anúncio de um prémio cuja recepção depende de uma ida a um hotel qualquer, mas só acampanhada do cônjuge, sim?(Sorriso audível na prosódia.) "Não." É assim tão difícil de perceber?
Um Não é um Não. Naturalmente assertivo. Definitivo. Sério. Solene. Sincero. Verdadeiro. Ninguém diz "Não" em situação nenhuma, de ânimo leve. Creio. Há um problema com os meus nãos. Nunca ninguém os leva a sério. Normalmente, para passar a mensagem, preciso de ser indelicada - o que não me agrada nem um pouco...
"A menina está interessada na Revista do Círculo de Leitores, nós temos...?" Sorriso educado: "Não. É que..." Não me deixou continuar. "Mas já tem?" "Já." Faz-me cara de quem não acredita, tão portuguesa esta ignorância de "O-cliente-tem-sempre-razão", ou pior, cara de mas-tu-achas-que-me-enganas? "Ignorei a cara de tu... e disse: "Já, desde a Feira do Livro de..." E voltei-me para os livros. Não desiste, ele. Passa à minha irmã mais nova, que lhe responde: "Já temos, ela já lhe disse que já tínhamos..." Ele: "Mas, não percebo..." "Somos irmãs." - respondem dezanove anos e três quartos de ingenuidade. "E aquela menina, também?" "Sim." - tornam os mesmos quase vinte. "São todas muito bonitas...!"-seguido do olhar mais assustadoramente babão do século. Nesta altura a minha tolerância acabou: "Não percebo o nexo de causalidade entre a sua função, que é vender livros, certo e o que acaba de dizer, quer explicar-me? Nesta altura já me devia sair fumo pelos cabelos. Ainda bem que não retorquiu. Muito mal anda o Círculo de Leitores. Ou eu.

9 comentários:

Anónimo disse...

O meu pai também ainda assina, mas sempre que lá encomenda mais um, dois, três livros não se livrade alguma resmunguice da nossa parte. :P

Sinceramente, já não se justifica para quem tem acesso à Internet, e os títulos são cada vez mais herméticos e limitados... Mas claro que há coisas boas, mas não que justifique a assinatura. Enfim... ainda se não fossem tão chatos nem tão pedi/antes...

Joana disse...

Viva o Amazon! A melhor coisa desde a batata frita! :P Eles sabem... é por isso!

Jinhos.

Rosario Andrade disse...

Bom dia!
AMAZON! Sempre! Todos os meses, religiosamente.

Bjicos

Maria de Lourdes Beja disse...

ó Joaninha!Estou a vê-la a proteger as suas "meninas" como uma leoa as suas crias...Nestas pequenas ocorrências é que eu todos os dias confirmo a diferença de gerações.Sabe que eu sou sócia do CÍRCULO DE LEITORES há mais de vinte anos? Existe um Senhor MADUREIRA que vem trimestral e religiosamente a minha casa,entra, senta-se e ,quando há invernia, às vezes, bebe um cafésinho.Ganhou este estatuto ao fim de bastantes anos de trazer até às minhas estantes pastas e pastas carregadas com livros pesadíssimos.Claro que desde que o acesso à internet modificou tanto a maneira de nos informarmos, os senhores Madureiras do Circulo per deram muito da sua utilidade.Mas sabe que eu dei, até como presentes de certos casamentos ,colecções óptimas de História,História de Arte,Civilizações Orientais,Biografias de Pintores de várias Escolas,etc,etc.? Então essas novíssimas técnicas de abordagem dos jovens vendedores agressivos espantam-me e mostram-me uma nova faceta do CÍRCULO que eu desconhecia.Será realmente um aggiornamento de técnicas, destas para as quais os jovens que precisam de ganhar tiram uma espécie de cursos de uma semana ?Também a adivinho muito cansada e, como me acontece nessas condições,perde a paciência para "parvoíces",não será ? Bjs!

100 remos disse...

Comigo é assim: telefonam a perguntar se quero ser sócia, digo que já sou, perguntam quem é o assistente, digo que !estiveram! cá uma vez e que nunca mais voltaram, pedem desculpa e que vão tratar do caso, voltam a telefonar a perguntar se quero ser sócia...estás a ver? É o CICLO dos não leitores.

Doppelganger. disse...

acho q hj em dia n cmpensa muito
ms cada macaco no seu galho...
enfim... estou d volta a net e a ESMAE...

via dando noticias

bjnh

Oásis disse...

Adorei a tua resposta ao senhor do Cíirculo de Leitores, ehe.
Ah, e sim, também voltei. Muito mais fresca!
http://orquidea-impulsos.blogspot.com
Nota: Foste a primeira a ser linkada...

Joana disse...

Rosário,

Eu também, eu também.

Maria de Lourdes,

É isso mesmo! Começa a conhecer-me bem...

Cemremos,

Tu e os trocadilhos... Eheheheh! Sempre a mesma.

Guevara,

Vou (dando notícias) sempre, e (à ESMAE) de vez em quando. ;)

Orquídea,

:P Eu também adorei dá-la, não na hora, porque foi imediato, depois...
Fresca! Já vi que sim. ;)

Jinhos a todos.

Anónimo disse...

:P pois...eu tambem tava la...k cola o homem....:S e eu dei..ajuda m:P lololololol.eu gosto do moço do filme tba mas o filme deixou a desejar n?:P ;) viva ao SCRUBS!:P bjinhos.Nininha