segunda-feira, maio 07, 2007

Prenda minha

Ontem foi o Dia da Mãe e não estive com a minha. Não é dramático - já aconteceu muitas vezes - e como sempre liguei-lhe e falámos e foi assim, breve, longínquo, saudoso, feliz e triste.
Os meus pais estão no Porto e eu na Madeira. A minha irmã e o meu irmão, os do meio, são finalistas e esta é a semana deles. Foi a minha prenda. Os cães não podem alterar a sua rotina e manda o bem-estar do planeta, que é nosso (são: o bem-estar e o planeta)que as plantinhas continuem a fazer a fotossíntese.
Prenda minha, prenda cara. Custou-me. Muitíssimo. Custou-me muito riscar da agenda, a semana passada, o meu festival de Tunas predilecto, o meu Porto-Nacional no Dragão, o concerto do David Fonseca e o À Manhã do José Luis Peixoto. Custou-me muito, muito, muito, é como se se pedisse secretamente que nenhuma caneta do mundo funcione, que os relógios andem para trás, que tudo seja um engano, um sonho mau e o acordar esteja para muito breve. Não foi, não estava.
Vim mesmo, calhava tudo na mesma semana, tinha que optar, e como os pais são os pais, vim. Cheguei sexta-feira à noite, porque na quinta, como queria a minha mãe, tive que me deslocar a trabalho e porque, partindo eles no sábado ao final da tarde, ia muito a tempo de me familiarizar com a rotina daqueles que estarão, nos próximos quinze dias, ao meu cuidado.
O bom das coisas que nos custam é recompensarem-nos sempre incomensuravelmente. Ontem, por exemplo, quando regava as plantas e me entretia a contar quantas espécies diferentes de flores e cactos e trepadeiras e arbustos e plantas temos (vinte e seis!), descobri uma flor que comprei no Mercadinho da minha Terceira Classe para oferecer à minha avó, a grande impulsionadora do nosso jardim, bem, na realidade do nosso quintal. Pasmei. Emocionei-me. Foi há cerca de vinte anos. E lá está ela, viçosa como no dia em que chegou à nossa casa, e - obra da minha avó - disposta e distribuída por vários vasos. Linda! Tal como a avó de mão verde que guardo na memória.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um beijo de solidariedade!

100 remos disse...

May the flowers be with you!
Bjo.