quinta-feira, abril 17, 2008

Os meus poetas - 3

Encantar-te-ás com os poetas até conheceres um.
Com calças de poeta, camisa de poeta e casaco
de poeta, os poetas dirigem-se ao supermercado.

As pessoas que estão sozinhas telefonam muitas vezes,
por isso, os poetas telefonam muitas vezes. Querem
falar de artigos de jornal, de fotografias ou de postais.

Nunca dês demasiado a um poeta, arrepender-te-ás.
São sempre os últimos a encontrar estacionamento
para o carro, mas quando chove não se molham,

passam entre as gotas de chuva. Não por serem
mágicos, ou serem magros, mas por serem parvos.
A falta de sentido prático dos poetas não tem graça.

José Luís Peixoto, Gaveta de Papéis*

* Prémio Daniel Faria 2008. Hoje no Teatro do Campo Alegre. Para a semana já disponível nas livrarias.

4 comentários:

Ouriço-Cacheiro disse...

está explicado então... sou poetisa, pronto. ;)

Maria de Lourdes Beja disse...

Estava-me mesmo a fazer falta que alguém me dissesse isto...Só porque acabaram por me convencer de que talvez eu seja poeta...

Marta disse...

E, que dizer daqueles que não são poetas mas são distraídos? Tipo eu...
:))
Um óptimo fim de semana!
Jinhos

100 remos disse...

Os poetas são, tu sabes, mais altos! Um beijinho grande para ti!Saudades...