quinta-feira, dezembro 28, 2006

Um beijinho para Lisboa!

Manu, Parabens!!!

O Manuel é *O* outro português da Rice.

É muito especial, o Manuel. O Manuel das melhores recordações que levarei daqui quando partir. O Manuel que me levou pela primeira vez a Portuguese Table, onde fiquei a conhecer a Suzana - a brasileiríssima professora de Português da Universidade com quem passei o Natal, e a Camila - outra brasileira, gradstudent, o espírito mais arrojado e mais livre, a maior maluca, que conheço por estes lados. O Manuel que se senta sempre ao meu lado nas tão nossas sextas-feiras de Portuguese Table, no meu aniversário, nos nossos jantares, nos jantares dos outros. O Manuel tolerância-absolutamente-zero para com o picante da comida indiana, o Manuel que chora com o dito, mas que diz que está tudo bem. (Rimo-nos sempre tanto!) Está SEMPRE tudo bem. O Manuel que bebe da minha água, do meu chá, do meu copo. O Manuel que me leva a todas as festas da Universidade e enxota os indianos malucos (excepto o Bi Dan - o Bi Dan é um fixe!) e os afro malucos e os americanos malucos e todos os malucos possíveis e imagináveis que a minha pessoa atrai only God knows how or why. O Manuel que não me levando a uma festa, coisa rara, procura-me com o olhar e vem sentar-se comigo ou puxa-me para me sentar com ele - e arrasta consigo todo um séquito. O Manuel que me leva aos jantares da comunidade latina (as in hosted by costa riquenhos, venezuelanos, argentinos, italianos e até gregos... gradstudents cá do sítio). O Manuel que deixa as mensagens mais queridas no meu voicemail. Joana... erh... e o Manuel, olá esta tudo bem, e que... erh... logo há uma festa... e eu... erh... estava a pensar... se... tu... erh... tu não... querias vir comigo... (para eu poder beber até mais não e ter-te a ti para conduzir - como se eu o deixasse beber até mais não, nop not me!) Ou então: Joana... erh... é o Manuel, olá esta tudo bem, é que... fiquei trancado cá fora... estou à porta do teu Departamento... O Manuel, géniozinho do IST, que me pede volta e meia que cozinhe "uns bolos" só para ele. Porque ele gosta. Porque ele tem saudades. Porque o melhor da cozinha portuguesa são os ditos. Porque "tenho cara de quem sabe" - cara tenho, expertise também, forno é que não...! O Manuel, géniozinho-revelação do Physics Department daqui, que não larga nem por um minuto a minha t-shirt bordeaux de apoio à Selecção no último Mundial, mas que tem o maior pejo do mundo em pedir-me para ficar com ela. É que... erh... eu passei o mundial cá... a trabalhar... no laboratório... O Manuel dos mil e um chapéus de cowboy. O Manuel que me fala, com um brilhozinho nos olhos, do único livro realmente bom do Dan Brown, enquanto vai dobrando, pendurando e arrumando a roupa que trouxe da lavandaria. O Manuel dos ícones e da dezena na mesinha de cabeceira, o Manuel do megaposter da Selecção Nacional na parede e do calendário de Lisboa na porta. O Manuel dos sagrados jogos de futebol das quartas com os sul-americanos, o Manuel da natação diária. O Manuel-perfeição para as mais de mil e uma world wide, international, cosmopolitan... fãs que me trucidam, a cada festa, a cada jantar, com o olhar. O Manuel mais famoso e popular que a batata frita neste campus. So you're from Portugal, do you know Ma... Pela enésima vez, sorriso quinze mil e oitocentos e trinta e nove reeditado: Yes, I do. Who doesn't?

O Manuel faz anos hoje. Vinte e quatro!

Quem me dera estar ainda para fazer vinte e quatro anos. Não que a diferença seja muita, mas só me trouxe coisas boas, essa idade. Desejo-te, no mínimo, o mesmo, Manuel. Parabéns!

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Manuel :)
Beijo.

rui disse...

Olá Joaninha

É tão reconfortante ter bons amigos.
Os meus parabéns ao Manuel!
Beijinhos

Joana disse...

;)

Jinhos a ambos.