domingo, abril 23, 2006

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.
Todavia, para ler um livro não é necessário esperar que chegue o dia Mundial do Livro. Ler um livro é sempre um bom motivo, independentemente do dia. No entanto, e para que o dia de hoje não passe despercebido, eis cinco dos meus livros preferidos, cinco escolhas para um tempo bem passado, neste dia ou não, para oferecer ou não.
Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa
Lueji, Pepetela
Nenhum Olhar, José Luis Peixoto
O Livro do Desassossego, Bernardo Soares
A Origem da Tragédia, Friedrich Wilhelm Nietzsche
Boas leituras!!!

4 comentários:

K. disse...

Boas indicações, sim sr. Eu fico-me pelo "Brooklyn Follies" e o "Restless nights: selected stories of Dino Buzzati". Quanto a livros, parece-me que é mais lê-los... ;)

zé lérias (?) disse...

Obrigado pela sugestões de leitura.
Já agora leiam "O discurso de um filho-da-puta" de Alberto Pimenta... ;-)

Marco Aurélio disse...

JJ

Eu ando vestido e armado com as armas de Jorge para que meus inimigos, não me alcancem , não me peguem, e nem em pensamentos possam me fazer mal. Este é uma adaptação de um trecho da Oração à São Jorge o santo guerreiro, padroeiro da Inglaterra, Portugal e outros países. Ontem foi comemorado, O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor". Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE e recebem em troca, UM LIVRO.

Que Jorge nos proteja nestes tempos difíceis.

Um abraço

Marco Aurélio

Joana disse...

K.,

Acho que me vou oferecer esses livros de presente ;)

Z.L e M.A. ficam anotadas as propostas e as visitas, voltem sempre!