sábado, abril 29, 2006

Está de parabéns o MEU seleccionador!...


«Não há ninguém como ele. Não, não vou dizer que é o «special one», nem esgotar adjectivos à exaustão, até porque a imprensa nacional já os gastou. Nesta altura de celebração julgo ser importante vincar a ideia de estarmos perante alguém único, que não só conseguiu transformar o futebol, através de conceitos, tácticas e abordagens da filosofia de treino, mas também devolveu algum orgulho ao ser português.

Não falo aqui na escolha hipócrita entre ser por uma equipa nacional ou apoiar um clube estrangeiro, mas naquele singelo pormenor de pegar num cachecol de Portugal e colocá-lo ao pescoço, momentos antes de terminar o jogo com o Manchester United. Lá no fundo, apesar de se queixar tanto (atributo genuinamente «tuga»), Mourinho sente a coisa nacional e mesmo estando no centro do mundo lá se deu ao trabalho de pensar no cantinho à beira mar plantado, se calhar no peixinho de Setúbal, no azul do mar, na recompensa ao sol.

Sabendo que tudo o que ele faz é estudado, aquele pareceu-me um gesto autêntico, assim como o atirar do casaco e da medalha aos adeptos. Percebeu-se, quando subiu ao palanque da vitória, a tentação de voltar a fazer a diferença. E Zé agradeceu a todos os que cantam «José Mourinio, José Mourinio» até à exaustão. Era motivo para regozijo, porque naquele momento não comemorava apenas o «Back to Back» em Inglaterra, mas a obtenção do quarto título nacional consecutivo (dois pelo F.C. Porto, outros dois pelo Chelsea).

Numa altura em que, por terras britânicas já começam a desconfiar do seu valor, pelo facto de não ter conseguido vencer a Liga dos Campeões, sou cada vez mais adepto dele. Dele e de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Maniche, Rui Faria, Silvino Louro e André Vilas Boas, portugueses de gema que não se esquecem das origens e fazem questão em erguer esta bandeira. Poderão dizer que é patriotismo bacoco, eu prefiro agradecer e falar em orgulho nacional. Algo que continua a fazer sentido neste mundo cada vez mais uniformizado.»
PORTUGAL NO SEU MELHOR... ISTO SIM!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

nao ha?poix...ha apenas sosias..lolol!o original é k é bom..lolol!bjinhs.nininha