quarta-feira, abril 26, 2006

NUCLEAR RETURNS FROM THE DEAD...


Chernobyl: aftermath of the explosion and meltdown. Thirty-one firefighters died trying to control the blaze in Unit 4.Courtesy International Nuclear Safety Program, Pacific Northwest National Laboratory

O acidente nuclear de Chernobyl foi há 20 anos

Assinala-se hoje o 20.º aniversário do acidente nuclear de Chernobyl. Desde essa altura, a ComissãoEuropeia já disponibilizou mais de 479 milhões de euros em investimentos de segurança e no auxílio médico a pessoas cujas vidas foram afectadas pelo acidente. O apoio a projectos sociais e ambientais em Chernobyl tem também recebido o apoio da Comissão.
NUCLEAR PREOCUPA AUTORIDADES BRITÂNICAS
Mais de um terço do Reino Unido está ainda contaminado pela radioactividade resultante do desastre de Chernobyl. As medições oficiais confirmam que o território vai continuar radioactivo durante séculos, um problema que preocupa as autoridades, apostadas em evitar situação semelhante à da Ucrânia. Para isso, criaram um comité especial para decidir o que fazer, a longo prazo, com o lixo nuclear produzido na zona. Em Portugal, a Quercus aponta o dedo às autoridades, que acusa de favorecerem a opção pela energia nuclear. Diz a associação que os dados do 5.º Programa-Quadro comunitário indicam que a fusão nuclear recebeu 788 milhões de euros, contra 392 milhões para as energias renováveis.
SAUDADES DE CASA SUPERAM MEDO
Para muitos, sobretudo os mais velhos, o risco de voltar a casa, situada em zonas contaminadas, é preferível à tristeza de ter de viver longe. Por isso, milhares arriscam a sorte, num jogo que lhes pode custar a vida, alimentando-se do que a terra, envenenada pela radiação, lhes dá.Diz a ciência que os isótopos radioactivos que se libertaram da central nuclear – como o Iodo 131, Kripton 85, Estrôncio 90 ou Ruténio 106 – são responsáveis por diversos tipos de doenças, sobretudo cancerígenas. Os pulmões, a tiróide, os rins, músculos, ovários e ossos são as partes do corpo humano que mais têm sido afectadas pela radiação.
NÚMEROS DO ACIDENTE
200 Mil quilómetros quadrados de território ficaram contaminados com o desastre.
6000 Quilos de dióxido de urânio foram libertados na atmosfera, além de outras substâncias.
2300 Graus foi a temperatura a que chegou o núcleo do reactor, provocando a fusão.
200 Mil mortos perfazem o total de vítimas contabilizado pela Greenpeace.
350 Mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas, evacuadas pelas autoridades.6Milhões continuam a viver em zonas contaminadas, correndo o risco de adoecer.

Sem comentários: