sexta-feira, outubro 13, 2006

Que dia é hoje?...


O 13
Símbolo de desgraça: 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira - daí a ligação ao horror (o número 13 provocaria HORROR nas gerações cristãs pela morte de Cristo!).
No quotidiano
Muitas pessoas evitam viajar em sextas-feiras 13;
No Teatro, a numeração dos camarotes omite, por vezes, o 13;
Em alguns hotéis não há o quarto número 13 (substituído pelo 12-a!).
Muitos prédios saltam do 12º para o 14º andar (!).
Há pessoas que pensam que participar num jantar com 13 pessoas traz má sorte (me!!!) porque uma delas, crê-se que a mais jovem (geralmente eu!!!) morrerá no período de um ano.
(E os efeitos nos computadores?!!!...)
Sorte e Azar Ontem e Hoje
A sexta-feira 13 é portanto considerada um dia de azar, tomando as pessoas supersticiosas (comme moi) algum cuidado relativamente às actividades planeadas para o dia.
Aparentemente a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. No entanto, esse testemunho é entendido tão arbitrariamente que o mesmo algarismo, em variadas regiões do planeta - países cristãos inclusive - é considerado símbolo de boa sorte, dado que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este um símbolo de prosperidade e consequentemente boa sorte. Assim sendo, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, os dísticos místicos dos templos são frequentemente encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos em tempos recuados consideravam o número 13 algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Aqui nos EUA o número 13, ainda que permeável à superstição global, goza de alguma estima: 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação de Estados Norte Americanos. Além disso, a maxima latina da Federação Norte Americana (e do SLB), "E pluribus unum" ("de entre os demais, o melhor" - tenho imensas dúvidas quanto à adequação clubística do lema...), consta de 13 letras (azar, SLB!); a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

As lendas
Além do argumento cristão mais ou menos pessimista, existem 2 outras lendas que explicam a superstição. Uma conta que na Escandinávia existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e as alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda exilou Friga, agora bruxa, no alto de uma montanha. Para se vingar passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e o demo - totalizando treze - com o objectivo de rogar pragas sobre os humanos. Da norte europeu a superstição se terá espalhado por todo o continente.
Outra lenda nórdica, sen origem precisa. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidadas doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, tinha ficado de fora e naturalmente decidiu aparecer, fez estrilho e na meio da confusão morreu o pai dos deuses. O paralelismo deste episódio com o relato bíblico da última ceia e evidente, servindo para consolidar a infelicidade de juntar 13 convivas.
"Superstição", do Latim superstitio, que significa "o excesso" ou "o que resta/sobrevive de épocas passadas". Na cultura romana, o vocábulo designava ainda a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.
... As coisas que a net ensina...
Com sorte ou azar: Um dia feliz para todos!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

DEI!entao?lolololol....eu este ano tba faço neste dia... :S acontece!mas tens d t actualizar...pq agora é os dias 11...!lolol!Bjinhs.Nininha

Joana disse...

Eu sei que fazes. Por isso mesmo sublinhei que o 13 simboliza tanto o azar, como a SORTE. Tudo depende da perspectiva, da cultura e mesmo de cada pessoa. Diferentes maneiras de ver o mundo, variados modos de vida... igualmente adequados, creio. :) Jinhos.

Anónimo disse...

lolol..:D bj.Nininha