terça-feira, junho 26, 2007

Era tempo de escrever

Emiliana (Itália), Eu (de coração apertado), Evy (Grécia) Bélgica 22/06/2007


...já. ... por aqui.


Vai para quase uma semana desde a última vez. E na Bélgica. Onde tinha muito pouco tempo para o que quer que fosse.
Voltei. Com o coração apertado, pesado, e uma sensação triste de vazio que não consigo descrever melhor. Nem quero. (Deixei, sem querer, um bocadinho de mim lá. E, se bem me conheço, vai levar algum tempo até ser eu novamente.) Coisas que acontecem. Voltei. Com duas noites por dormir e mais peso do que a escoliose natural que todos temos suporta. Voltei. Por Lisboa. Porque a vida na sua essência é inefável. E boa. Voltei. Visitei uma Amiga. Tenho a certeza que de sempre e para sempre. Porque há coisas que não se explicam, as melhores coisas não se explicam, são como a rosa de Silesius, bela sem porquê. Algumas coisas são fáceis, simples e naturais. São as que permanecem. Inexplicavelmente. Para sempre.
Voltei. Consegui o último lugar no expresso que queria para o Porto. O lugar número 3. No 4 sentou-se o Filipe. Vinha de longe, do Algarve. "Ah sim? Pois eu venho de ainda mais longe." "De onde?" "Da Bélgica!" "Nunca fui à Bélgica..." "Mais ainda vais a tempo, quantos anos tens?" "13." "Pois. Isso é metade da minha idade, por isso, como vês, tens imenso tempo pela frente para ires à Bélgica e a todos os sítios que queres conhecer." Foi assim que soube gostava de conhecer a Austrália e de visitar a Grécia. Gosta de História, "... sobretudo da Idade Clássica." Foi assim que soube que ia passar as férias para a casa dos avós, em Braga, onde têm galinhas e porcos e até duas ovelhas. Foi assim que soube que terminou agora o oitavo ano e pratica basketball e natação, a níveis profissionais. Quer ser médico. "A minha irmã acabou este ano o curso. Um curso muito bonito, muito digno, mas muito trabalhoso também. Mas não te preocupes, tu tens ar de quem foi talhado para isso. De resto, tal como a minha irmã." Foi assim que soube que nas férias em casa, no sul, vai para a praia com os amigos e para o pontão - de onde pretende saltar este ano - e para o bar do pai de uma das amigas e diverte-se e gosta e à meia-noite está em casa. E o Verão é a melhor altura do ano! Foi assim que soube que tem uma irmã que o ensina a tocar guitarra, mas não lhe permite aproximar-se sequer na guitarra eléctrica, razão pela qual tem que experimentar baixinho uns acordezitos quando ela não está. Percebi ainda que tem com os pais uma relação de proximidade pouco comum. A mãe telefona-lhe de hora em hora a perguntar se já comeu e a pedir-lhe para não sair do autocarro. O pai ensinou-lhe a gostar de Pearl Jam e de Metallica; de Blasted Mechanism e Incubus e Red Hot aprendeu sozinho. "Gostas muito dos teus pais, já percebi." "Sim. A minha mãe fala muito comigo e leva-me a almoçar com ela quase todos os dias. O meu pai é que me ensinou a História do Rock, temos lá em casa uma data de enciclopédias sobre isso, e deixa-me ouvir a minha música na aparelhagem dele. E vamos os três, eu, a mãe e ele, ao Super-Rock ver os Metallica." "Muito bem. Já percebi que se dão todos excelentemente. Ainda bem." "Eles já estiveram separados..." Tinha que acontecer. De uma maneira ou outra acabo sempre por tocar nas feridas das pessoas e sempre sem querer. "Pois. Mas isso actualmente é muito comum". Objectividade, objectividade acima de tudo. A objectividade, por ser tão impessoal, não magoa. "O que não é comum é após isso, refazerem a vida, um com o outro, e aparentemente tão bem. Não é?" "É." Ufa! Acho que consegui. Depois, tinha que comer. Os atletas têm horas certas para comer. Queria partilhar a merenda comigo. Expliquei-lhe por que não podia ser. Falámos longamente de vegetarianices. "Na aula de inglês lemos um texto onde três pessoas falavam das razões porque tinham optado por ser vegetarianas." Obriguei-o a comer dos chocolates que trazia para a minha família. "Vá, mais um. Assim chegas a casa e já podes dizer que comeste chocolates belgas!" "Só mais um, o terceiro é o último. Estou em férias, mas não me posso descuidar." "Está bem, um de cada." E por fim estivemos os dois a ouvir Blasted e Metallica. Porque ele queria converter-me aos Metallica. Fez um óptimo trabalho - devo admitir. Chegados ao Porto, num ápice, na viagem mais super-sónica da história da minha vida, queria dar-lhe um abraço e um beijinho e tirar-lhe uma fotografia. Para mais tarde recordar. Mas não. Melhor não. Optei por: "Filipe, gostei muito de te conhecer. Esta foi a minha melhor viagem: mais rápida, mais interessante, mais divertida e agradável, graças a ti. Obrigada. Umas boas férias e um bom regresso às aulas. Ah, e nada de saltar o pontão. Vidas perfeitas estragam-se por causa de momentos assim... de pura adrenalina." Riu-se. "Também gostei muito de a... te conhecer. Bom São João!"

Primeira coisa quando cheguei a casa: "Conheci um miúdo no autocarro de quem seria uma honra ser mãe. Passei uma manhã maravilhosa com a M.L. Até me tinha preparado um brunch! Começámos a conversar e nem demos pelo passar das horas! E quase me esquecia: Tenho saudades da Bélgica... acho." Fartaram-se de rir. Os meus irmãos. Por isso também começo a perceber um pouco as pessoas que passam por aqui e reviram os olhos e acham este cantinho absolutamente surreal(ista). No entanto, acreditem ou não, é verdadeiro - e sentido - tudo o que escrevo. Porque sou uma privilegiada - cada vez mais tomo consciência disso. São excepcionais as pessoas que surgem na minha vida.

14 comentários:

Oásis disse...

O que eu vou dizer é, no mínimo, estranho mas... fico com uma tristeza boa ao ler os teus textos. Não me interpretes mal, please, continua a escrever assim e como bem te apetecer :)

Rosario Andrade disse...

...vivi la um ano. E nao tenho saudades. Tu também nao terias se tivesses de viver lá, durante o Inverno. É PAVOROSO! OH PAISINHO MOLHADO E ESCURO! DA-SE! E visitinhas so como tu... no Verao! Se queres recuperar depressa desse aperto do coraçao passa por la no Inverno. Acredita, é remedio santo!

Bjicos!

Fora de mão disse...

O que me parece é que tu és uma daquelas pessoas que desperta o melhor que há nos outros.

Joana disse...

Orquídea,

Vais explicar-me isso melhor, que não gosto cá de promover a tristeza.

Rosário,

Agora no Verão é linda! E o aperto é por causa das pessoas e não do país... Mas ajudaste-me! ;)

Brutal,

Olhe que não, olhe não. Quem vê assim é que é! :P

Jinhos.

100 remos disse...

Eu percebo o que a orquidea quer dizer...Estiveste aqui perto e ainda não foi desta?! Viagens dentro de viagens, esta é a história da Joaninha. É por esses miúdos que TUDO vale a pena! Beijinhos

100 remos disse...

Ah, já me esquecia. Também vou ver Metallica! lol Bj

Oásis disse...

Eu disse boa... Sim, já li JLP... mas era tão triste que não consegui chegar ao fim... Mas isto tudo devo ser eu e as minhas circunstâncias... Tu escreves coisas lindas, eu é que tenho uma nostalgia de algo que nunca tive.
Beijinhos

p.s.- sublinho "boa"

Doppelganger. disse...

esse puto provavelmente mora perto d mim...os Blasted Mechanism sãosensacionais, não te convertes-te tb?

as pessoas despertam smp o q há d bom ou mau em nós..


bjnh

Rosario Andrade disse...

Ola!
...eu percebi que era por causa de alguém. A unica coisa de que sinto saudades naquele pais também é o grupinho de Bruxelas! MAS TU NAO TE DESGRACES! EHEHEHEHEH!

bjicos

Joana disse...

Cemremos,

Não. Não foi desta. Nós precisamos de mais do que as duas horas de que dispunha sábado.

Orquídea,

Centrar-me-ei no "boa" então. Mas ainda não percebo como existe uma trsiteza boa, anyways OK! :)

Guevara,

Já tnha interesse nos Blasted, gostei muito. Não foi preciso grandes trabalhos para me converter. ;) Eheheheheheh!

Rosário,

Exacto. O grupinho. O grupinho faz toda a diferença. Desgraçar-me? Não. Infelizmente para mim. :P

Jinhos a todos.

Rosario Andrade disse...

...ui, carrai! assim de repente, quando vi a fotografia (nao a tinha visto antes!?...) o meu cerebro ficou confuso: não me lembro de ter tirado esta foto! É que olhei para a mocinha da direita e nao fora a roupa...acreditaria que era EU!!!!!! A serio!!!!! e entraram dois colegas aqui e perguntaram com quem é que eu estava na foto! WHAT DO YOU MEAN ITS NOT YOU? IT IS YOU!
So podemos ser gémeas, carais!

Bjicos

Rosario Andrade disse...

A grega, tal e qual! Se calhar sem os oculos é diferente, mas se eu te enviar uma foto com óculos tambem, podes ver a semelhança!... e curiosamente, na Sexta vou para a Grecia!

Bjicos

Joana disse...

Rosário,

Que engraçado! Por acaso não tenho aqui e agora uma fotografia dela sem óculos. Mas se fores para os lados de Atenas é só procurares a Paraskevy no Departamento de Linguística da Universidade. ;)

Jinhos e boa viagem!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.