segunda-feira, junho 04, 2007

Sant' Iago


Novamente.
Como eu gosto desta cidade!
Aqui o calor nunca é demasiado, nunca é abafado; é o calorzinho, o quentinho bom que se sente num abraço. Aqui o frio nunca é frio, nunca é cortante, gélido. Aqui o vento nunca é vento, intempestuoso; é brisa, beija-me, brinca com o meu cabelo. Aqui o verde é mais verde, os sorrisos sao mais sorrisos e as horas mais longas e, paradoxalmente, o tempo mais curto. Aqui a noite desce devagarinho por entre a gargalhada de uma rapariga, o beijo apaixonado de dois adolescentes e meu quase sorriso silencioso, feito daquele silêncio bom das recordaçoes que vao desfilando na memoria.
Gosto desta cidade, está visto. Gosto muito, nao me importava de viver aqui (nao precisavam de pedir muito!...) Bem, se calhar é porque nao conheço outras cidades espanholas tao bem, mas conheço relativamente bem duas das mais bonitas e famosas e amadas cidades do mundo, Paris e Nova Iorque, e nunca constariam nas minhas primeiras opçoes de bom sítio para se viver, apesar da inegável oferta cultural e da vida própria, inigualável portanto, dessas cidades. Enfim, coisas minhas...
É que aqui respira-se uma paz, uma doce ternura que eu nao consigo explicar - quem consegue explicar sentimentos? - mas que me faz muito feliz. A felicidade é uma coisa tao simples!
É ter chegado ao fim da tarde e ter andado uma meia hora até ao hotel por entre monumentos seculares e as pessoas de mil nacionalidades e adolescentes totalmente, marcadamente galegos. É ter pedido uma informaçao e terem dado mil, demasiado rápidas, mas bem dispostas e pacientes com a minha expressao baralhada. É ter quase embatido num monumento local, penso eu, mas nao secular, if you know what I mean... É ter jantado magnificamente. É ter dado um passeio pelo centro nao histórico ao cair da noite. É ter dormido mal e ter a sensaçao de que as noites sao muito longas aqui e só aqui, culpa da ansiedade, nao do hotel que é fantástico. É ultimar os meus trabalhos e ter a perfeita noçao da responsabilidade, do peso dos meus interlocutores, da Universidade... É ter-me levantado esta manha e, primeira coisa do dia, ter ido à missa na Catedral. É visitar o meu Sant'Iago, meu santo predilecto nao sei porquê - novamente! É comprar um livro e dizerem-me Eso és en Português! Tienes la certeza que..., dizer Sim, tenho a certeza, sorrir, e pedirem-me galegas desculpas porque pensavam que eu era... Nadi. Nadi. Enfim! É vir de lá para aqui, estar a escrever, nao fazer ideia de como colocar um til - estes teclados espanhóis! - e nao me importar muito... É isto tudo e tudo o mais de que nao me recordo de momento porque deixei os olhos e a memória num pequeno almoço indecente (para a linha e para a sanidade mental de uma pessoa de bem comme moi), um batido de baunilha e uns churros...
Bem, vou-me.
Volto brevemente.

5 comentários:

Erecteu disse...

Fizeste-me viver os teus bons momentos de emoção. E sem pagar nada! :)
Que continuem,
Bjs

Eduardo disse...

Já não vou lá há uns bons anitos... bj

100 remos disse...

...isso tudo acontece porque estás em paz contigo mesma. Beijos.

Joana disse...

E.,

As melhores coisas da vida são gratuitas. É lugar comum, mas é verdade! ;)

Frantic,

Nem eu, contigo, ao café. :( Edu, desculpa! Prometo que te compenso um dia destes! :*

Cemremos,

Tem dias... :P

Jinhos.

M. Rosário Costa disse...

Não nos conhecemos, mas eu sinto o mesmo em relação a esta ancestral e pacífica zona do nosso globo.Santiago de Compostela também é a minha cidade preferida, juntamente com Jerusalém, não obstante os conflitos que por lá infelizmente continuam a existir. Em Santiago as emoções transbordam sem que, muitas vezes, as consigamos controlar.
Maria do Rosário Costa (uma peregrina a pé)