quarta-feira, junho 27, 2007

Queixas

Left: A, my youngest sister; Right: Myself
A minha irmã T. queixou-se esta manhã de que só faço posts com a minha irmã A. A minha irmã T. tem razão em queixar-se. Mesmo agora quando procurava uma fotografia dela, sozinha ou só comigo, para um post comme il faut, apercebi-me de que não tinha comigo *a* que queria. Mas tinha esta, com a minha irmã mais nova, a A.
A minha irmã T. é um dos seres humanos mais perfeitos que conheço. Amo-a mais que à vida, de resto como amo a A. e o N., e isso exige um post perfeito.
A minha irmã T. nunca se queixa. Mas fê-lo hoje. Coisas que só o estudo para o exame da especialidade pode explicar. A minha irmã T. vai ter um ou mais posts neste blog, mas um já tem dia marcado e estrutura e temática bem delineadas. Este não é o post da minha irmã T. Este é o post das queixas.
Se as queixas da minha querida irmã T. se reduzem a este meu cantinho, as minhas não - as minhas queixas são profundas, estruturais, abrangentes, universais! As minhas queixas começam sempre nos outros e acabam sempre em mim. Porque, no fundo, no fundo, a culpa é mesmo minha. O denominador comum é um só: eu própria - dizem-me os meus.
São os livros que desapareceram - estão fora do sítio, Joana, é só isso. É a roupa que está na cadeira e... eu não gosto - sem palavras, Joana, nem comento. São os mais novos que tiveram algum problema grave, se não já estavam cá connosco há que tempos - estão atrasados , Joana, atrasados, é normal. É a comida que não existe, como é que se consegue ser vegetariano aqui, se fosse nos EUA... - já se vai resolver isso, Joana, Portugal não é os EUA, mas também não é o Sahara. São os amigos que morreram para o mundo - estão longe, a trabalhar, Joana, daqui a nada temos os nossos almoços e os nossos serões de volta. É o Doutoramento que parece inefável - é normal nesta fase, Joana, e vai ser recorrente, prepara-te.
É eu querer SEMPRE ir por acolá, quando TODA a gente quer ir por ali.
Sou uma pessoa difícil, braba - disseram-me há dias. (Quando contar o episódio da "braba" à minha mãe, além de a ter que a ouvir, terei que a ouvir rir-se, comigo de mim, por uma eternidade que ecoará uns bons tempos na minha cabeça.)
Hoje, quando uma das nossas amigas foi irmã (diz-se assim?) pela primeira vez, aos vinte anos, apercebi-me do quanto a primogenia nos molda o carácter, do quanto me queixo, eu de tudo - deles também, muito mais do que os meus irmãos, alguma vez, de mim. Quando o deviam fazer!... Com muito mais razão.

8 comentários:

Anónimo disse...

Bem regressada sejas :)

Espero que as saudades sejam boas, daquelas que enchem o coracao de sorrisos.

Espero o post da T. (e os posts antes do post da T. e os posts depois do post da T.)!

Anónimo disse...

bem...keixas?eu poxo começar....entao...uma lista!n?
N M ACORDES DE MANHA!lolololol...joking..é fixe acordar plo menos n fiko mal disposta...tds tems defeitos...e n deixamos d gostar ds pexoas pr ixo..apenas aprendemos a lidar com ixo e a sber compreender...és uma rapariga preocupada..uma irma galinha...ou como a outra menina dixe.."n digas ixo pq a tua irma é mais mae q a minha propria mae..."....portanto és das "irma/mae" xata..mas k amamos mt pq és assim! :)))

bjinhs.see ya!:P e viva a cerveja?!:P
Nininha
P.S-spe fotos minhas?tens d falar com o meu manager pq o direito de imagem n foi autorizado..lolololol!

Joana disse...

Cientista,

És uma querida. Bem regressada sejas tu também (e de coração cheio!) ;)

Piquininha,

Eu sou o teu manager! :P (Por esta não estavas à espera - aha!)

Jinhos.

Anabela disse...

Olha a Jo!!!! lol

Anónimo disse...

Ora, que bem fiz eu em me queixar! :P Linda, uma das tuas maiores virtudes é não te contentares com qualquer coisa! E no dia em que deixares de te queixar, vai deixar de ser a NOSSA mana mais velha e vamos a correr levar-te ao hospital, claro, porque estarás muito doente na altura, concerteza! E, precisely my point proven right here nos primeiros parágrafos do presente post, vale a pena queixar-se! Ha!
Beijinho grande
da T.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Joana disse...

Teté,

Me aguardji! ;)

Jinhos.

Anónimo disse...

lolol!ja m tinha eskecido dexe pormenor..sabes pq?inda n m pagast!antao?:P lol!bjinhs.Nininha