quarta-feira, julho 29, 2009

Feito de demoras

Alguém diz
"Aqui antigamente houve roseiras" -
Então as horas
Afastam-se estrangeiras
Como se o tempo fosse feito de demoras.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Escrevo com os dedos a cheirar a chocolate. Escrevo com dedos que costumam ser ágeis, mas que hoje, agora, se colam a letras, teclas, que cheiram a chocolate.

Quando este texto terminar em mim, cheirará a chocolate? E amanhã, ainda? E ontem, desconfiar-se-ia que hoje, aqui, chocolate?

O tempo é uma coisa incrível. Não há tempo, convenço-me a cada momento. Não há tempo. Não há passado, não há presente, não há futuro.

Não há passado. De tanto o passado nos bater à porta. E quando o passado bate à porta, tudo pára. Pára a vida, paro a vida, pára o mundo, paro o mundo, paro eu, tudo. Paro. A olhar o passado repousado nas coisas. Paro. Para definir 'regresso'. Paro. A querer, a tentar, a fingir, a não tentar, a, enfim, perceber.

Não há presente. Todo o presente existe na sombra. Do que foi ou do que há-de ser. Por isso, é fugaz, o presente. Por isso, se recolhe em noite escura, se aconchega, oculto, se anula, se desfaz. Tudo o que existe na sombra, qualquer sombra, se transparece, à entrada. E tudo o que se transparece abdica de existir: cede a existência ao mais próximo, mais forte. Exactamente como o presente. O presente abdica de existir para o passado, quando cede a existência ao futuro.

E no entanto. Não há futuro. O futuro que nos espera, o que existe como imperativo, uma série de imperativos, serás, terás, estarás, só o é, só existe, até ao momento preciso em que dele nos aproximamos e se nos escoa em presente e se nos escapa para longe em passado.

E desaparece e nos deixa a braços com a nossa capacidade de abraçar. Cada momento na sua demora. Na sua completude, mais ou menos perfeita.

Vou lavar as mãos para regressar ao trabalho.

11 comentários:

Rosario Andrade disse...

...e porque não trabalhar com as mãos pintadas com cheirinho a chocolate?
Tens razão... o tempo é apenas mais uma dimensão. De momento este é ainda um conceito estranho aos nossos cérebros mas no futuro vai ser possivel movimentarmo-nos no tempo tal como nos movimentamos nas outras três dimensoes que conhecemos.
Beijicos

Joana disse...

Rosário,

;)




Jinhos.

V. disse...

amanhã vais cheirar a chocolate, vais sim senhora. :)))

até logo*

Maria Rita disse...

Eu pensava que o tempo exitia; mas quando vivo e leio uma coisa destas fico sem dúvida alguma que ele não existe. :)

Um beijinho*

Maria Rita disse...

Ah, e acho que o cheirinho a chocolate nas mãos não faz mal nenhum, pelo que se vê, muito pelo contrário :)*

Unknown disse...

não laves, não laves. deixa que esse cheirinho bom continue a passar pelas tuas teclas e que nos faça pensar que todo o tempo é/será feito de chocolate:)

Joana disse...

Vanessa,

Ah pois vou. Ultimamente tornei-me adita. Isto é muito mau... :(

Frida,

Tu és tãaao querida! Claro que não existe, já foste para Barcelona e entretanto já regressaste e eu *quase* não dei por nada. (Estiveste sempre AQUI!) :***

Ah, hoje a Vanessa, a Ana Salomé e eu vamos à Centésima... ihihih!

Frida e Comboio,

Que todo o tempo seja feito de chocolate por cá.

Não faz mal, pelo contrário, dá saúde e faz crescer o coração, espero. ;)

Jinhos a todos.

Ouriço-Cacheiro disse...

O tempo resume-se às formas verbais, perfeitas ou imperfeitas. Não há tempo, há vida.
Escrevo-te com os dedos a cheirar a pastilhas de melancia. Gostas?

Joana disse...

Ouriço,

Há vida (vivida), sim. :)))


Melancia? :P Trident Senses?! Muuuuuuuuuito, gosto muito! :D


Jinhos.

Doppelganger. disse...

O tempo foi inventado por cientistas, ou por pessoas que não tem mais nada que fazer. O tempo serve para impôr limites ao ser humano, para o ser humano se transformar em mais um relogio com rotinhas. O ser humano tende a ser sonhador e inventar escadas para saltar por cima do tempo e de todas as outras barreiras impostas ao ser-humano. :)

Chocolate, so nice. :)

Beijinho*

Joana disse...

Pedro,

Pois é. As inutilidades que inventamos por vezes...

E sim: chocolate! :D


Jinhos.