quarta-feira, julho 22, 2009

Os blogs e a vida real

No outro dia, na Centésima, fui descoberta. Olhe, esta é a menina que que escreveu acerca do seu bolo de chocolate no blog!... Descobriram-me.

Descobriram-me e eu, a querer fugir, devo ter corado – coro sempre – ao mesmo tempo que retribuía o olá ao Olá, tudo bem, tem andado desaparecida... Verdade. Não vou à Centésima tão regularmente quanto desejaria. Na maior parte das vezes, nas vezes que são sempre poucas, vou porque não aguento mais, realmente. Há dias muito duros na vida de uma pessoa. Vou nesses dias. Vou porque não aguento mais, vou porque preciso de livros, e de sossego. E daquele cheiro a sol e a flores, daquela comida e das tropelias dos gatos, da minha paz total debaixo do guarda-sol. Há uma parte das vezes que é menor e que não tem nada a ver com a negritude de há duas linhas acima. É quando há amigos. Quando vêm cá acima lançar algum livro; quando vêm ainda mais acima e antes de irem embora passam por cá para um cházinho e dois dedos de conversa; quando vêm de longe e não conhecem nada (e não fazem ideia sequer do melhor bolo de chocolate do planeta...)

Descobriram-me e eu devo ter corado – coro sempre – enquanto retribuía o Olá!, que me parecia já tão longe, o pensamento todo na nudez de agora. Eu logo vi, eu sabia, só podia ser, é que foi comigo, lembro-me bem, fui eu que a servi e tudo... Eu, um sorriso desajeitado, eu, em choque, eu a não saber o que, eu a pensar sem dizer, a Ritinha e o Pedro?, não..., eu a pensar que não, que não podia ser, não estou a imaginá-los, eu a pensar, a dar voltas e mais voltas em pensamento, enquanto escolhia o almoço, eu a dizer antes de acabar de pensar, então, mas como é que? quem é que cometeu essa inconfidência?, Ah, contaram aqui..., eu a pensar, a pensar, Foi aquela senhora do, sabe quem é? Sei, perfeitamente. (Descansei.) Aquela senhora do conhece-me dos tempos da Faculdade. E não vejo grande mal em que se saiba que eu gosto do bolo de chocolate da Centésima - I do - para mim o melhor do mundo - no doubt. E também não vejo grande mal em que se saiba que tenho um blog - I do também, e ainda no doubt. Apanhou-me foi de surpresa, e acompanhada de um desprevenido, a descoberta... – coisas que se resolveram à sobremesa com o tal do bolo de chocolate, bueníssimo! - sus palabras...

Mas este post nem é acerca disso. Este post é sobre a distância. Os caminhos que escolhemos, os meios de que dispomos, para a tornarmos menor, mesmo na lonjura do espaço e do tempo que é preciso para respirarmos melhor, vivermos mais... Estava ali à frente, nos computadores, sentado, um rapazinho do norte da Europa pelo tom da pele e dos cabelos, que costuma tocar um instrumento que desconheço no centro da cidade. A mim parece-me ter uns dezoito, dezanove anos, mas pode ser mais velho. Encanta quem passa pela harmonia dos sons que consegue extrair daquele instrumento bizarro e por uma serenidade natural e sã que possui. Há dias, quando estava muito calor, passava por ele numa pausa em que bebia água fresca ao fim da tarde e dei comigo a querer ser assim. (Há coisas que se perdem com a idade e que só se re-ganham com a idade também, parece-me.)

Acho que está de partida. Entrou com duas grandes malas, uma muito velha, de cartão, e um saco desportivo gasto com saco-cama dependurado; posou tudo bem a meio da sala e foi para o computador. Não sei bem quanto tempo, sei que, a determinada altura, olhei ali para a frente, e ele estava a escrever um post, daí a nada a publicá-lo e um bocadinho depois a ler blogs. Recordei. Um blog para comunicar, um blog para manter contacto. Um post antes de partir. Um post para sossegar está tudo bem. Um post para dizer adeus. Ler para saber das novidades.

Também eu já fui aquele miúdo numa biblioteca estranha.

8 comentários:

V. disse...

ai este post matou-me! :) a começar no título - e tudo e tudo - e não esquecendo a parte do corar, claro! :p esse bolo da centésima não me escapa da próxima vez! e faz de conta que eu não conheço nada de nada! :D isto pôs-me a pensar: há tanta vida real dentro de um blogue, não é? ;)

beijinho*

Joana disse...

Vanessa,


BINGO!
Se há.





Jinhos.

ana salomé disse...

exactamente :)

Joana disse...

Ana Salomé,

:))))))))))))))))))))))





Jinhos para a sala de baixo. Aha!

Doppelganger. disse...

Os post de Houston, que belas memórias te devem trazer Joaninha. :)

Beijinho*

Joana disse...

Pedro,

Os posts de Houston, ora nem mais! Este blog começou assim. Como bem sabes. :D





Jinhos para o meu querido comentador mais velhinho...

Maria Rita disse...

Oh Joana, nós eramos incapazes de desvendar assim estas coisas. Não é que tenham mal algum, mas primeiro iríamos consultar-te, claro. :)

E o bolo de chocolate da centésima página erece estes destaques, sim. :)

Beijinho*

Joana disse...

Frida,

Eu sei que não. Mas assim à primeira: Bolo da Centésima + Blog

= Rita e Pedro

Well, let's put it this way: YOU ARE ALWAYS ON MY MIND with chocolate cake flavour! :D

Jinhos.