terça-feira, novembro 07, 2006

Experiência inédita de arte pública interactiva

postaisdebxl.blogspot.com


Porto, Lisboa e Aveiro vão ser cenário, a partir da próxima quarta-feira, 8 de Novembro, de uma experiência inédita em termos de arte pública, com a instalação de ecrãs digitais gigantes em comunicação interactiva, anunciou ontem fonte da organização do evento.
Os ecrãs vão ser instalados em montras — Galeria deArte COM, na Rua Duque de Palmela (Porto), Café-Restaurante Cafeína, na Rua dos Mercadores (Aveiro) e Galeria Zé dos Bois, ao Bairro Alto (Lisboa), local ainda sujeito a confirmação. O projecto, intitulado “TouchPoint”, insere-se num programa mais alargado promovido pelo Teatro Aveirense, no âmbito da Academia das Artes Digitais, uma organização criada em parceria com a Universidade de Aveiro.
O dispositivo, semelhante a um ecrã digital gigante, pode ser tocado por qualquer pessoa, deixando ficar uma impressão em forma de escrita, desenho, ou simplesmente uma marca de uma parte do corpo. Essas marcas serão vistas em tempo real nos três ecrãs do Porto, Lisboa e Aveiro, permitindo assim a interactividade.
Simultaneamente, sobrepõem-se nos ecrãs imagens e um conjunto de espectáculos, que incluem a dança contemporânea e as artes performativas. O projecto é coordenado pelo professor Mário Vairinhos (Universidade Católica Portuguesa do Porto) sendo adirecção técnica da responsabilidade de Rui Raposo, director técnico do Teatro Aveirense.

Sem comentários: