segunda-feira, novembro 13, 2006

Of all time...


Nesta fotografia tenho doze anos e o mundo parece que acaba amanhã, ou hoje, ou todos os dias um pouco.
Na minha cama estão espalhadas revistas, revistinhas, revistecas e jornais.
As revistas só dizem bem, os jornais só dizem mal. Bem, há um jornal que diz sempre bem, assim como há outro que diz sempre mal e ainda outro que não se decide no que dizer. Mais que a imagem que fazem passar, valem as imagens, as fotografias - que a imagem já possuo há muito.
Tenho um problema. Gravissímo. Um drama existencial. Complexo, profundo, sem solução à vista: Como é que as pessoas nao vêem o que eu vejo? Mamã? Papá?
Será que ninguém entende que o Vitor Baía e a coisa mais perfeita, fantástica e maravilhosa à face da terra, o melhor jogador, o melhor capitão, o melhor colega, o melhor desportista, o melhor atleta, a melhor pessoa, o melhor pai, o melhor marido, o melhor filho, o melhor irmão, o melhor cunhado, o melhor homem, o melhor e mais perfeito ser humano... a face da terra? É só olhar para ele, não se nota logo? Mamã? Papá?
A Mamã acha que não. O Papá abstém-se. Para meu total desconsolo. E o drama continua. Porque é que dizem tanto mal dele? Não consigo perceber. Será que eu não vejo bem? Será que o problema é meu?
Estive afastda do blog por motivos profissionais. Entopem-me a Caixa de Entrada do e-mail com mensagens acerca de uma turbulência no meu país. Golpe de Estado? (Haja esperança!...) Leio novamente: turbulência desportiva. E isto basta, é suficientemente claro, para motivar o reflexo, reluctante e experiente do "Vamos lá ver o que é que os jornais disseram que o Baía disse, desta vez.." (Porque é que me mandam isto? Porque é que não me consigo livrar do rótulo, perdão da fama?...)
Há pessoas que, quando falam, entra mosca ou sai asneira - costuma dizer-se.
Este - que pode não ser perfeito, mas lá que tenta, tenta - quando fala, cai-lhe o povo em cima. Nunca percebi bem porquê.
Mas esforço-me. Desta vez foi... surpresa das surpresas: pelas razões do costume.!
Porque é um inapto-arrogante-aproveitador.
Inapto: está no banco.
Arrogante: acha-se complemento do treinador.
Aproveitador: até no banco consegue protagonismo e com isso prepara a reforma.
E depois é ver os meninos, que nem na primária andariam aquando do meu drama existencial, actualmente estrelas azuis e brancas to be, a protegê-lo.
Porque ele é útil, porque ele é experiente, porque ele é bom. Blah, blah, blah... Como se ele precisasse disso! Não precisa, meus caros, já são muitos anos do mesmo...
Corro o risco de com este post fazer o mesmo. Sei. Mas com isto lembrei-me de um post antigo de um senhor que admiro imenso http://www.vitor-vitoria.blogspot.com/ :
Segunda-feira, Setembro 22, 2003

Diz o João Querido Manha, jornalista desportivo, sobre Vitor Baí­a:

No Mundial de 2002 ocupou um lugar que não lhe pertencia;
80 Internacionalizações
Não suporta e não está habituado ficar na sombra de alguém;
89/90 Campeão Nacional
Baía foi crescendo profissionalmente em função das conveniências pessoais e dos interesses momentâneos do clube;
90/91 Vencedor da Supertaça de Portugal; Vencedor da Taça de Portugal
Tornou-se uma "primadona";
91/92 Campeão Nacional; Vencedor da Supertaça de Portugal
Sempre causou dificuldades, quer no Porto quer em Barcelona, aos treinadores que tentaram sentá-lo num banco de suplentes;
92/93 Campeão Nacional
Tem ares de superioridade;
93/94 Vencedor da Supertaça de Portugal; Vencedor da Taça de Portugal
Portugal possui outro guarda-redes de categoria internacional, com uma personalidade muito mais popular e agradável, como é o caso de Ricardo, que não dá os ares de superioridade do rival das Antas;
94/95 Campeão Nacional; Vencedor da Supertaça de Portugal

Diz o Jorge Baptista, comentador desportivo, sobre Vitor Baía:

Baía é um produto de marketing, um fenómeno mediático;
95/96 Campeão Nacional
Vitor Baí­a não é convocado porque não tem categoria;
96/97 Vencedor da Taça de Espanha; Vencedor da Taça das Taças; Vencedor da Supertaça de Espanha
Não oferece garantias para ir à Selecção;
97/98 Campeão Espanhol
O futuro da Baliza não pode ficar entregue a um guarda-redes de 33 anos;
98/99 Campeão Nacional; Vencedor da Supertaça de Portugal
Existem outros valores melhores e mais jovens;
99/00 Vencedor da Supertaça de Portugal; Vencedor da Taça de Portugal
Confundem os sucessos do FC Porto com a capacidade individual de um guarda-redes que raramente vê a bola chegar com perigo à sua baliza (e quando chega...);
02/03 Campeão Nacional; Vencedor da Taça de Portugal; Vencedor da Taça Uefa; Vencedor da Supertaça de Portugal.

Entretanto, leio no site da UEFA:

"Vitor Baí­a is considered his country's best goalkeeper of all time."

Eu traduzo: "Vitor Baía é considerado o melhor guarda-redes português de todos os tempos."

O meu drama existencial já se resolveu há não sei quanto tempo, pese a fama muito embora, mas tenho pena que treze anos não tenham chegado para o mesmo acontecer mutatis mutandis com os media em Portugal.
E, por favor, não me perguntem: "Você é fã?"

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá JJ
O texto é mais uma obra que os teus neurónios produziram.
É, é sim senhora, tens aquele bichinho que te leva a rabiscar uma folha em branco e vai crescendo aos poucos, com palavras que vão formando frases e, compondo o que te surge na mente até aparecer a obra final.
Gostava de saber escrever assim!

Saudações da Madeira
Beijinhos

amarga disse...

Eu nao tenho nenhuma opinião muito formada sobre o Baía, apenas o acho muito educado e coerente. E só por isso já merece o meu respeito, porque nao é facil estar-se sempre debaixo de fogo.Ahh, para te dizer q a Anatomia de Grey estreia quarta-feira na RTP1.lol:)

Joana disse...

Rui,

Obrigada pela simpatia... esta é a minha maneira de fotografar a realidade - quem me dera que as minhas fotografias chegassem aos calcanhares das suas... ;)

Amarga,

Não posso crer, fui eu gastar uma fortuna para nada! :(

Jinhos a ambos.

Eduardo disse...

Só para chatear... Você é fã? eheh Concordo plenamente contigo em relação aos media lusos. Piores do que os british tablóides! Os nossos são algo mais funesto. Lobbies em cima de lobbies dominam o jardim do D. Dinis! (Esse golpe de Estado seria a panaceia...)
bjs

Joana disse...

Edu, welcome back! Passo de imediato no teu (e aproevito para o re-adicionar). Jinho grande!

Maria de Lourdes Beja disse...

Lembra-se de uma vez lhe ter falado em"pouco mundo"?Era mesmo nesta acepção da sua qualidade, que considero refrescante, de se entregar às suas convicções,às coisas de que gosta,àquilo que admira,com um tal entusiasmo, com um tal ardor,que, às pessoas mais velhas mesmo,faz lembrar os tempos da "inocência".Com que saudades!E torna feliz quem tenta acompanhá-la em toda essa sua vibração...Mª de Lourdes

Joana disse...

Maria de Lurdes,

Sim, lembro-me bem... e tenho de concordar, contra factos nao ha argumentos; de facto, às vezes (e em relação a tanta coisa) sou muito totó ou "inocente" - como queira. ;) Jinhos

Anónimo disse...

:P so tu!:))) bjinhs.Saudacoes Musicais..e axo k sim...ele é um fixe..e kem ta aki a falar é uma benfikista!ah pois é...mas kem ja teve ao vivo com ele..axo k sim..merece respeito e td o louvor do k conkistou!:D bjinhs.Nininha

Joana disse...

Ah, realmente... quase me esquecia. Um dia destes posto as tuas fotografias com ele, magnificamente tiradas aqui pela je... ;) Jinhos.