domingo, novembro 26, 2006

Três Chrises na minha vida

O fundo do meu pc. Tirado de www.fotolog.com/vitor_baia99

Crises, felizmente, não tenho, mas no Departamento são três, os Chrises. Dois alemães e um americano. Um é Christian (pelo menos de nome), os outros não sei se também, se Christopher.

O Chris nº1 trabalha umas boas dezoito horas por dia e é conhecido cá no Departamento for the abnormal amount of food he eats – pudera, para conseguir trabalhar tanto! É o handsome – epíteto unânime das pessoas (do sexo feminino) daqui, o “loiro-ruivo” de olhos azuis a quem o mulherio enche as salas – de aula, nos semestres em que ele é Assistente – , ou de conferência, quando as dá (com a vantagem de raramente lhe colocarem questões, seja pelo raciocínio que a visão dele transtorna ou pela a baba que transborda até dos olhos da audiência!) Pessoalmente, não o acho um exemplo assim tão transcendente de beleza, mas gosto muito dele. Porque parece não ter bem a noção do quanto é desejado – Portuguese guys, learn! Ou disfarça bem. Porque é cordial com toda a gente, … e particularmente simpático comigo. Foi a pessoa que melhor me recebeu, quando cá cheguei. Falávamos imenso, o riso era fácil. Não me apercebi logo, mas apercebeu-se o mulherio de que ele só tinha olhos para mim. (Tinha?) Bem, o facto é que damo-nos optimamente e por isso trabalhamos muito bem em equipa: seja a escrever um artigo, a fazer um Powerpoint, a transferir as recém-chegadas caixas de livros para o lounge ou a mudar uma lâmpada. E isso não tem nada de mais. Para mim. Mas não para ele. Pensou demasiado. Especialmente quando a namorada, que estava em intercâmbio no Japão, regressou… o Natal passado. Às vezes pensar faz mal. De suposições e más interpretações forjam-se certezas que de certo nada têm. Começou 2006 a fugir à fala e eu entendi. Finalmente, tudo. Agora estamos melhor, ele já percebeu que se precipitou, mas o tempo que passamos sem falar deixou marcas, criou um fosso enorme entre nós. Um fosso que o meu Arroz Doce de há dias fez o milagre de tapar quase totalmente. (Os homens e o estômago!)

O Chris nº2 é outro alemão, bem filho de alemão e japonesa. É uma pessoa adorável – muito generoso e sempre disposto a ajudar em tudo – e de uma cultura francamente enciclopédica. É obcecado por jornais, passa os dias a lê-los, esquecendo-se até de dormir (e de tomar banho, às vezes!) Tem, no entanto, marcado desde o berço o choque de culturas e desde há pouco mais de um ano a morte – apenas para ele inesperada – do pai. Gosta muito de mim, percebi, porque todos os sítios onde me leva são fruto de intensa pesquisa pessoal, às vezes via net. Pela-se por tirar fotografias da minha pessoa junto de todas as tabuletas indicativas de ruas com o meu sobrenome – e são tantas cá! (O sobrenome do meu pai e a Toponímia TexMex dava um bom estudo!) Gosto imenso de falar com ele, ou melhor de o ouvir – tudo o que ele quer na vida é um público atento e interessado, não precisa de ser numeroso – porque desde as declamações de poemas em Latim às mais recentes cusquices das famílias reais europeias, da história do império Otomano ao papel de Ariel Sharon e à crise do médio oriente, dos preços do petróleo, praticados aqui e aí, à rede viária de Houston, do que acabou de dizer o actual Papa ao que fez ontem o Bill Clinton ou o Dick Cheney ou a Diana Krall, o homem está sempre em cima do acontecimento. Sabe sempre tudo de tudo. Castelhano, História da Península Ibérica e percurso político do “European Comission President Barozzo” inclusivé. Portugal fica mais perto, e a Europa ali ao lado, com ele. (Nem que seja pelo jeitinho que os meus cêntimos de euros lhe dão à colecção - na Alemanha, país rico, não há cêntimos…)

O Chris nº3 é a boa disposição em pessoa, de gargalhada grande e vigorosa, a contrastar figura baixinha e com a cara de Hobbit – o paralelismo não é da minha autoria, mas os meus abdominais agradecem o exercício e a minha esperança de vida o aumento pelo riso non-stop do outro dia – é o americano que teve a gentileza de disponibilizar no semestre passado, aquando da minha chegada, a sua secretária. Sure, feel free to use it, I spend most of the time working at home. A secretária ou o office space que partilhamos agora. Às vezes também parece muito português, bom-vivant e galã, no Verão elogia-me os tops, no Inverno as minhas camisolas que são/parecem fofinhas. O pior mesmo são os churrascos do Departamento, quando ele bebe -porventura demasiado e o alcool só o deixa ver-me a mim (isto acontece-me muitas vezes, mudam-se apenas os "bebedores"), só se dirige a mim, só eu é que existo, o que, compreensivelmente, não é do agrado da namorada, uma rapariga linda e simpatiquíssima, com quem ele já vive há mais de quatro anos! Apesar disso, o Chris é um doce! Muito especialmente porque por vezes ocupo o espaço todo, ou melhor ocupam os livros e as fotocópias e o portátil todo o espaço da mesa que é dele para todos os efeitos. E ele não diz nada e recolhe-os para o lado, esforçando-se por não alterar substancialmente a disposição, ou pelo menos a ordem da papelada. Depois chego e ele desculpa-se que não queria desarranjar, mas é que… E eu, sempre sem entender o embaraço, que me parece sincero: Hey, Chris your office, your desk. I should be apologizing for the mess, ok? Porque eu passo as manhãs e ele as tardes no gabinete, sei sempre mais ou menos quando é chegada a hora de ir ou para a Biblioteca ou para o Computer Lab, muito embora ao fim de semana tenha o gabinete por minha conta. Ele nunca aparece. Excepção feita ao dia de ontem.

Ontem. Bem no momento em que me tinha ausentado para fazer nem sei já o quê e tinha minimizado todos os documentos do o computador. Conclusão: ficou o fundo de écran à vista. O meu fundo de écran. O Vítor Baía no interior do seu CLK concentradíssimo a assinar autógrafos, que a minha irmã mais nova fez o favor de por para minha primeira surpresa em solo americano. Abro a porta do gabinete: dois computadores em cima da mesa, o meu à direita, o dele ao centro. Ooooopppppssss! Que pensará o Chris deste fundo “azul”? - pensei. E não consegui conter o riso. Malandro, assustado, expectante... Depois, arrumei o meu pc, restitui-lhe espaço e fui para a Biblioteca. Quando escureceu regressei, ele não costuma ficar no gabinete até tarde, mas antes de me dirigir para lá ainda parei no Computer lab, respondi a mails, enviei mails, passei pelo blog, pelo Hi5 e quando estava a ver as fotografias das minhas irmãs, com quem por acaso já não falo há séculos, sinto um assobio daqueles… Era ele, a espreitar bem por cima do meu ombro. Hi Chris, still here? These are my sisters! Ele: Really? What about your boyfriend, is he there too? (Não esqueceu o fundo “azul”. Esperto!) Nop, no boyfriend. (Que mania que a Verdade tem de saltar bem para a ponta da língua antes de eu ter tempo para pensar! Argh!) Ele: No boyfriend there, in Hi5 photos, or no boyfriend at all? Me: … Ele: Oh, come on, I saw the guy in your computer!… Me: (Ehehehehe, o Vitinho, era bom, era! Agora que faço? Não vou mentir, mas se digo quem é vai pensar que sou maluca, help!) Bem, a ajuda não veio e à falta de melhor, a verdade: That, that was a prank my sister did to me the day I came, it´s this soccer player very famous in Portugal, I used to worship him as a teenager. Ele: Oh ok. And the boyfriend, how is he? Are they alike? (Que insistência! Então se já disse que não…) Me: Told you. Ele: Yeah, yeah… “no boyfriend at all”. Do you think I believe that? It doesn’t make sense. Me: (Tem muitas certezas este! Not many things in life make sense! Mas ok, vamos lá sossegar o rapaz.) Ok, Chris you win. Boyfriend yes, but not alike. Ele: Do you miss him? Is he coming here for Christmas? (Oh pá! Não tens que ir para casa? Que conversa!) No, cause you see I’m going back home in January. Ele: I hope he’s aware of lucky he is. Not everybody deserves you... know what I mean? Me: Sure, Chris, (e antes que ele se saia com outra) See ya!

São estranhas as certezas. Boas. Quando têm uma sustentação firme. Saudáveis. Dão segurança, esperança no futuro. Impelem-nos a ser mais, melhor, sempre. Más. Quando se fundamentam em interpretações, em suposições. Perigosas. Agrilhoam-nos os gestos. Manietam-nos a naturalidade. Obscurecem o raciocínio. Impedem a clarividência, o progresso.

Gosto de certezas. Tenho algumas. Inocente, nunca pensei que pudesse existir algo como uma certeza errada. Há. Andam por aí na cabeça de muita gente.

7 comentários:

Anabela disse...

Esse teu último parágrafo, vale muito.

E como eu gosto de partilhar o que me faz rir, o que me faz pensar, o que me faz viajar... tomei a liberdade de te mostrar, a todos os que me lêem.

Joana disse...

Anabela,

Pensei em ti no Thanksgiving. :)

Oh se vale! :P

Podes mostrar-me a quem quiseres, honras-me muito com isso.

Jinhos.

Unknown disse...

Haha! Depois de ler este teu tópico o qual tem uma conclusão brilhante (o que mais há por aí são incertezas implícitas), posso também concluir uma coisa: tu andas a arrasar, por aí, não? LOL. As namoradas dos teus colegas, só de te verem, devem começar a soltar fumo da cabeça, haha!

Bjzz

Joana disse...

Kraak,

Nem tanto ao mar... Por acaso tive receio de publicar este post com medo que quem lesse tirasse essa mesma conclusão e nao a mensagem que eu queria passar e que só chegou no fim.

Não exageremos no arraso - uns arrasozinhos, de vez em quando, só! :P

Jinhos.

Anónimo disse...

You know you don't mean it really, but you, my sis, ARE a knockout!!!

Que raio de história é essa de 2007 ser the final frontier?! Cookie told me all about it, mas num entendi!!!

Gajos bons, che los hai, los hai, pero lejos de mi!!!!!

Teresita

Anónimo disse...

Nã queria mai nada, o vitinho fazer parte da fam!!! este alemães nao fazem ideia do que dizem!!!

mas lá que fazem um parzinho :P

Teresita

Joana disse...

Não era alemão, era mesmo o Chris americano! Os americanos vivem no mundo dos sonhos, da Oprah-Katie Holmes-Cinderela e da Branca de Neve, cabecas no ar, acham que aquela areia toda (VITINHO) cabia no meu Mini Cooper-chasso. Era preciso muito tunning!!! Os alemães, não sei se e do inconscriente colectivo europeu, estão no mesmo cumprimento de onda que eu - meaning, não estao cá com curiosidades sobre fundos de écran.

2007 the final frontier for sure, the earlier you get started the best, ou vais adiar isso para as Kalendas Gregas?

We're not getting younger, you know? Se viesses ao MESSENGER explicava-te melhor... é que isto está a tornar-se deliciosamente publico... :P

Jinhos.

P.S.1 I am NOT a knockout! (Apesar de ser mais here than there...)
P.S.2 Não fazemos parzinho nenhum! God forbid!