quarta-feira, agosto 12, 2009

Do dia de hoje e de uma conversa de ontem

É jovem quem veste calças de ganga e sapatilhas. É jovem quem acaba o dia a desapertar a gravata para ver melhor o pôr-do-sol e as gaivotas.

É jovem quem come no Mac e simpatiza ya. É jovem quem vai ao cinema depois de jantar, no fim-de-semana, ou no fim-do-dia – qualquer dia.

É jovem quem masca pastilha elástica com a boca muito aberta e tem três telemóveis em cima de toda e qualquer mesa – um de cada rede. É jovem quem toma chá de menta e mata distâncias em caixas de fotografias.

É jovem quem combina saídas no MSN e tem de negociar as horas para chegar a casa. É jovem quem organiza, de surpresa, um serão entre amigos.

É jovem quem usa biquinis minúsculos e flores de plástico no cabelo. É jovem quem se deita na rede a pensar em flores. E borboletas. E joaninhas. E sapos.

É jovem quem não pensa e faz asneiras - as que pode e as que não pode. É jovem quem pensa que não pode fazer asneiras - e não as faz, umas vezes; e fá-las, outras tantas.

É jovem quem não mede palavras e despeja nessa sinceridade o coração. É jovem quem escreve poemas, quem canta - quem toca quem ouve.

É jovem quem ouve música alto e canta alto e pula, ainda mais alto!, em cima da cama ou do sofá. É jovem quem se enrola na mantinha para chorar saudades do futuro em livros e músicas e filmes.

É jovem quem ri desbragadamente e sorri com franqueza. É jovem quem ri com palavras – interjeições e advérbios e pronomes pessoais de segunda pessoa...–, e sorri com o olhar.

É jovem quem trabalha nas férias, aos fins-de-semana, parcialmente. É jovem quem não tem férias, nem fins-de-semana, se se entregar ao trabalho com paixão, completamente.

É jovem quem anda de autocarro e de comboio, um ramo de tulipas e os livros, uma baguette e chocolates debaixo do braço. É jovem quem anda de táxi e de avião, olhos abertos no relógio, fechados no ipod.

É jovem quem troca os compromissos pelo soninho bom da manhã. É jovem quer cumpre o prometido com sorrisos que não disfarçam o sono a pingar em cada palavra.

É jovem quem, atento aos ciclos da natureza, vive para as suas raízes. É jovem quem, atento aos mesmos ciclos, vive para os seus frutos.

É jovem quem tranca a porta do quarto – entrada proibida a pessoal estranho ao próprio. É jovem quem abre todas as portas e todas as janelas do tempo, de si, ao outro – estranho ao próprio.

É jovem quem espera cumprir-se e se distrai do caminho ao tropeçar em escolhos. É jovem quem espera cumprir-se sem se adiar, atravessando montanhas, voando sobre escarpas, incerto na partida, incerto na chegada, mas certo no caminho.

É jovem quem tem o coração dentro do peito, todo seu para guardar. É jovem que o não tem, quem tem no lugar do seu outro – para conservar.

É jovem quem espera o Amor com impaciência. É jovem quem já o encontrou e o vive, coração a arder.

É jovem quem o vê em todas as coisas. É jovem quem o vê na vida: nas coisas que o são e, muito especialmente, nas que não o são.

13 comentários:

Vanessa disse...

ai que eu sou tão jovem! :D

(saio daqui com um sorriso gigante, menina*)

Rosario Andrade disse...

...pois sim! Ser jovem é um estado de espírito!

Beijicos

Joana disse...

Vanessa,

Sorriso gigante e liiiiiiiiiiiiiiindo como só tu! :D



Rosário,

Ora nem mais! Leste-me bem.


Jinhos a ambas.

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Rita disse...

Ser jovem é ter um coração jovem, que mexa, que sinta, que vibre, que chore, que ame, que expluda de felicidade, que voe, que não saiba nunca aterrar. É jovem quem não sente, lá dentro, nenhum vestígio dos anos que passaram.

Um beijinho*

Joana disse...

Frida,

'É jovem quem não sente, lá dentro, nenhum vestígio dos anos que passaram.'

Mesmo. Mesmo. Mesmo. Quem os saiba soprar para longe: do coração, do olhar e das mãos. Mesmo.

É isso. :))))))))))))))))))))))))))))))))

Jinhos, querida Rita.

Unknown disse...

cada vez gosto mais do que escreves. Mente clara, observadora, com bolhinhas de uma calma efervescência.
Go on .

Joana disse...

Comboio,

Ai, o que eu gosto dos teus comentários!


Will do.



Jinhos.

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Doppelganger. disse...

"É jovem quem se enrola na mantinha para chorar saudades do futuro em livros e músicas e filmes."

É jovem quem vê a vida hoje,e consegue sempre ver o futuro, sem preocupações terrenas.

Beijinho.*

Joana disse...

Pedro,

Yep. Até porque, não nos enganemos, ver a vida hoje é ver o futuro. :)))))))))))))))))




Jinhos.

Sardinhola disse...

Gostei muito do texto. E fizeste uma jovem sorrir. :)

Joana disse...

Sardinhola,

Um texto que cria sorrisos é uma espécie de terapêutica, não é? ;)

(Querendo ou sem querer, descobriste, sentindo na pele, o objectivo primeiro deste texto.)


Sorrio-te de volta com beijinhos.